Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a quarta-feira (22) de cinzas foi movimentada para a nossa Lua. Ela começou o dia juntinho de Vênus, terminando a noite “nos braços” de Júpiter – com quem deu um “show” à parte para poucos privilegiados que tiveram a sorte de testemunhar.
Vamos entender:
Conjunções da Lua com Vênus e Júpiter em fotos e relatos de várias partes do mundo
“Ontem à noite, vimos uma cena espetacular no céu noturno”, disse o astrofotógrafo Marek Nikodem, de Szubin, Polônia, ao site SpaceWeather.com. “A jovem Lua estava se aproximando de Vênus e Júpiter, formando um triângulo brilhante no céu do crepúsculo. Pessoas aleatórias paravam e tiravam fotos”.
Da Índia, Hari Kumar também fotografou os três astros juntos no céu. “O raro show de três objetos mais brilhantes do Céu (Lua Crescente, Vênus e Júpiter) se reunindo no céu ocidental foi uma visão incrível. Os coqueiros estavam dando um sabor adicional à paisagem”.
Até na Finlândia foram feitos registros do evento. Daniele Gasparri, astrofísico, divulgador científico e astrofotógrafo, conseguiu um flagra incrível – com direito até à presença de uma discreta (mas, belíssima) aurora. “Vênus, Júpiter, a Lua e uma aurora fraca estão fazendo um grande show na Lapônia finlandesa”, escreveu Gasparri, relatando que a imagem foi capturada da margem de um lago congelado, com uma temperatura de -22°C “e um pouco de gelo no ar que cria halos em torno dos objetos mais brilhantes”.
Já o chileno Patricio Leon teve a sorte de estar na área de cobertura da ocultação lunar de Júpiter. “Aqui em Santiago, Chile, fomos favorecidos com um show incrível”, diz ele, que capturou Júpiter a segundos de arco da Lua. “O par estava apenas 12° acima do horizonte, então a turbulência era bastante perceptível, mas consegui obter uma boa imagem”.
Veja abaixo outros registros, publicados nas redes sociais:
“Basta ir para o telhado de sua casa e ver em direção ao céu oriental. Júpiter, Vênus e a Lua em linha reta”, escreveu o usuário do Twitter Anurag Sinha, revelando que a “cena incrível” foi captada com seu Iphone 13.
Quem também fotografou os três astros com seu Iphone foi Carmel Tundag, usuária do Twitter das Filipinas.
O registro abaixo foi feito pelo astrofotógrafo brasileiro João Amâncio, de Lagoa Santa (MG).
Também teve gente na Bahia capturando o encontro triplo.
Imagens da ocultação lunar de Júpiter:
Conforme dito anteriormente, poucas localidades do mundo tiveram a chance de ver, além das conjunções lunares com Vênus e Júpiter, também a ocultação do maior planeta do Sistema Solar pela Lua.
Foi o caso da Argentina, de onde foi feito o registro abaixo, pelo astrofotógrafo Mark Evans.
Um grupo de astronomia de Cartagena, no Chile, compartilhou suas capturas com o perfil oficial do Observatório Europeu do Sul (ESO).
De acordo com o usuário Waldo Vera Sánchez, também do Chile, esta foto foi feita por um smartphone – quase inacreditável, não?
Moradores do Uruguai também conseguiram ver o “eclipse” de Júpiter. As imagens abaixo foram feitas de Montevidéu.
Para fechar nossa seleção com chave de ouro, seguem mais imagens obtidas a partir de Montevidéu, estas feitas pelo físico e astrofotógrafo Martín Monteiro.
Fonte: Olhar Digital
Comentários