Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a quarta-feira (22) de cinzas foi movimentada para a nossa Lua. Ela começou o dia juntinho de Vênus, terminando a noite “nos braços” de Júpiter – com quem deu um “show” à parte para poucos privilegiados que tiveram a sorte de testemunhar.
Vamos entender:
Conjunções da Lua com Vênus e Júpiter em fotos e relatos de várias partes do mundo
“Ontem à noite, vimos uma cena espetacular no céu noturno”, disse o astrofotógrafo Marek Nikodem, de Szubin, Polônia, ao site SpaceWeather.com. “A jovem Lua estava se aproximando de Vênus e Júpiter, formando um triângulo brilhante no céu do crepúsculo. Pessoas aleatórias paravam e tiravam fotos”.

Da Índia, Hari Kumar também fotografou os três astros juntos no céu. “O raro show de três objetos mais brilhantes do Céu (Lua Crescente, Vênus e Júpiter) se reunindo no céu ocidental foi uma visão incrível. Os coqueiros estavam dando um sabor adicional à paisagem”.

Até na Finlândia foram feitos registros do evento. Daniele Gasparri, astrofísico, divulgador científico e astrofotógrafo, conseguiu um flagra incrível – com direito até à presença de uma discreta (mas, belíssima) aurora. “Vênus, Júpiter, a Lua e uma aurora fraca estão fazendo um grande show na Lapônia finlandesa”, escreveu Gasparri, relatando que a imagem foi capturada da margem de um lago congelado, com uma temperatura de -22°C “e um pouco de gelo no ar que cria halos em torno dos objetos mais brilhantes”.

Já o chileno Patricio Leon teve a sorte de estar na área de cobertura da ocultação lunar de Júpiter. “Aqui em Santiago, Chile, fomos favorecidos com um show incrível”, diz ele, que capturou Júpiter a segundos de arco da Lua. “O par estava apenas 12° acima do horizonte, então a turbulência era bastante perceptível, mas consegui obter uma boa imagem”.

Veja abaixo outros registros, publicados nas redes sociais:
Just go to the roof of your house and see towards the western sky.. Jupiter, Venus and the moon in a straight line..
Amazing scene..
Picture from my phone : Iphone 13 pic.twitter.com/fXa8suJJA1
— Anurag Sinha (@anuragsinha1992) February 23, 2023
“Basta ir para o telhado de sua casa e ver em direção ao céu oriental. Júpiter, Vênus e a Lua em linha reta”, escreveu o usuário do Twitter Anurag Sinha, revelando que a “cena incrível” foi captada com seu Iphone 13.
Quem também fotografou os três astros com seu Iphone foi Carmel Tundag, usuária do Twitter das Filipinas.
✨ad astra!✨
the crescent moon, venus and jupiter 💫
📷 iPhone 11, on the rooftop pic.twitter.com/zOz2qf1meY
— Carmel Tundag (@odetowildthings) February 23, 2023
O registro abaixo foi feito pelo astrofotógrafo brasileiro João Amâncio, de Lagoa Santa (MG).
Mais uma oportunidade para registrar a conjunção de Vênus, Lua e Júpiter. Lagoa Santa – MG – 22/03/2023. Câmera DSLR+ tripé fixo. Foto única: 1″ ISO 400 (sem tratamento). pic.twitter.com/PqbrxxsnFg
— Joao Amancio (@jjamancio) February 23, 2023
Também teve gente na Bahia capturando o encontro triplo.
Agora em Salvador-Bahia, a lua em quarto crescente entre Júpiter e Vênus! pic.twitter.com/IGlHBGz9gf
— AJM Duplat (@AjmDuplat) February 22, 2023
Imagens da ocultação lunar de Júpiter:
Conforme dito anteriormente, poucas localidades do mundo tiveram a chance de ver, além das conjunções lunares com Vênus e Júpiter, também a ocultação do maior planeta do Sistema Solar pela Lua.
Foi o caso da Argentina, de onde foi feito o registro abaixo, pelo astrofotógrafo Mark Evans.
Um grupo de astronomia de Cartagena, no Chile, compartilhou suas capturas com o perfil oficial do Observatório Europeu do Sul (ESO).
@ESO_Chile Hola astroamigos, deseamos compartir con uds. El evento astronómico de ayer, la ocultación de Jupiter por la Luna visto desde la comuna de Cartagena por nuestra agrupación astronómica familiar Astronomy Stardust, deseando que tengan buenos cielos 😊😊😊 pic.twitter.com/fKGlkPuwiY
— Osvaldo Robledo Alcaya (@OsvaldoRobledoA) February 23, 2023
De acordo com o usuário Waldo Vera Sánchez, também do Chile, esta foto foi feita por um smartphone – quase inacreditável, não?
Moradores do Uruguai também conseguiram ver o “eclipse” de Júpiter. As imagens abaixo foram feitas de Montevidéu.
Ocultación Luna Júpiter 22 de febrero de 2023 desde Montevideo, Uruguay | #occultation#moon#Jupiter#Eclipsepic.twitter.com/KrEmej79fY
— VeraKa (@veraka7) February 23, 2023
Para fechar nossa seleção com chave de ouro, seguem mais imagens obtidas a partir de Montevidéu, estas feitas pelo físico e astrofotógrafo Martín Monteiro.
Ocultación Júpiter por Luna. Ocular 5.5 Meade en Dob. De 10″. Foto con celular.
Mi momento fotográfico. pic.twitter.com/GDXsaXUr7n— Waldo Vera Sánchez (@waldoraul) February 23, 2023
Fonte: Olhar Digital
Comentários