O YouTube anunciou nesta quinta-feira (23) que está lançando suporte para faixas de áudio em vários idiomas, o que permitirá aos criadores a opção de adicionar dublagem a seus vídeos novos e existentes, ajudando-os a alcançar um público internacional.
O recurso não beneficia apenas os criadores que podem se conectar com um público mais amplo, mas também ajuda o próprio YouTube, pois expande o alcance dos vídeos em sua plataforma.
A empresa diz que a tecnologia para suportar faixas de áudio em vários idiomas foi criada internamente no YouTube, mas os criadores precisarão fazer parceria diretamente com provedores de dublagem terceirizados para criar suas faixas de áudio.
Após o upload, os espectadores poderão escolher uma faixa de áudio diferente no mesmo menu, onde atualmente podem ajustar outras configurações, como legendas ou qualidade dos vídeos. Cabe ao criador escolher a qual outro idioma deseja oferecer suporte.
Nos primeiros testes do recurso que o YouTube executou com um pequeno grupo de criadores, ele foi usado em mais de 3.500 vídeos enviados em mais de 40 idiomas, diz a plataforma de vídeos. Mais de 15% do tempo de exibição dos vídeos dublados veio de espectadores que assistiram ao vídeo em um idioma diferente da gravação original, até o mês passado.
O YouTube também diz que somente em janeiro, os espectadores assistem a mais de 2 milhões de horas de vídeos dublados diariamente em sua plataforma. Inicialmente, o recurso será suportado apenas no conteúdo longo do YouTube, mas a empresa nos diz que já está testando o recurso nos Shorts.
Com o lançamento de hoje, milhares de criadores além do grupo de teste original agora terão acesso à nova funcionalidade. A opção de ajustar a faixa de áudio de um vídeo, por sua vez, será lançada globalmente para todo o YouTube, onde estará disponível em computadores, celulares, tablets e TVs.
Os criadores qualificados que estão obtendo acesso ao recurso serão notificados com um convite oferecendo a eles a chance de participar. Assim que tiverem acesso, poderão usar a nova opção no Estúdio de Criação.
Fonte: Olhar Digital
Comentários