A capitã da seleção francesa de futebol, Wendie Renard, anunciou nesta sexta-feira a aposentadoria do futebol internacional. A zagueira, de 32 anos, fez críticas ao “sistema atual” e deu fim ao seu ciclo defendendo a seleção do seu país.
“Defendi a camisa azul, branca e vermelha 142 vezes com paixão, respeito, comprometimento e profissionalismo. Amo a França mais que tudo. Não sou perfeita, longe disso, mas não posso mais endossar o sistema atual, longe dos requisitos exigidos pelo mais alto nível”, disse na publicação.
O anúncio tira a francesa da disputa da Copa do Mundo – onde a seleção é adversária do Brasil ainda na fase de grupos. Renard ainda disse a aposentadoria é um dia triste, mas infelizmente necessário para que a jogadora siga com uma boa saúde mental.
“É um dia triste, mas necessário para preservar minha sanidade (…) infelizmente, não vou fazer esta Copa do Mundo nessas condições. Meu rosto pode esconder a dor, mas meu coração dói… e não quero mais doer”, afirmou.
Renard defende a seleção francesa desde 2011 e acumulou 142 participações com 34 gols marcados. Com a seleção, foi campeã da Cyprus Cup (2012 e 2014) e também da SheBelieves Cup (2017). Ela seguirá carreira no Lyon – clube que defende desde 2006.
Outras duas jogadoras seguiram o exemplo de Renard e também anunciaram aposentadoria da seleção: as atacantes do PSG Kadidiatou Diani, de 27 anos e Marie-Antoinette Katoto, de 24 anos. Ambas afirmaram que voltarão a servir a seleção caso mudanças sejam feitas.
“Os acontecimentos de 2019, a lesão de 2022 depois dos recentes acontecimentos mostram-me que já não estou em conformidade com a direção da equipe da França e os valores passados. Tomei a decisão de colocar a minha carreira internacional entre parênteses”, disse Katoto.
Pouco depois, foi a vez de Diani utilizar as redes sociais para comunicar sua decisão. “Depois do comunicado da nossa capitã e tendo em conta os recentes resultados e gestão na equipe francesa, anuncio que vou suspender as minhas obrigações internacionais para me concentrar na minha carreira no clube”, disse.
Fonte: Ogol
Comentários