Domingo, Novembro 24, 2024
spot_img
InícioESPORTESDo ostracismo à chance de 'redenção': Karius volta à ativa em final...

Do ostracismo à chance de ‘redenção’: Karius volta à ativa em final inglesa

spot_img

Poucos goleiros na história do futebol ficaram tão marcados por um dia ruim como Loris Karius. A derrota para o Real Madrid na final da Liga dos Campeões em 2018 jogou a carreira do promissor goleiro, então no Liverpool, em um poço fundo do qual foi incapaz de sair até o momento. Quis o destino o colocar novamente a prova em uma final, quase que por acaso, com uma chance de “redenção”, agora com a camisa do Newcastle.

Neste domingo, os Magpies vão ao emblemático Wembley para disputar a Copa da Liga Inglesa. O adversário é o Manchester United, em grande fase e favorito ao título. Parte da esperança do time alvinegro será depositada na história de superação de Karius. Não que alguém realmente esperasse por isso.

Karius, afinal, é o terceiro goleiro do Newcastle. Sequer fez sua estreia no clube. Mas antes de chegarmos ao momento esperado deste fim de semana, vale lembrarmos os passos que o levaram até aqui.

Karius teve um início de carreira promissor, e disso ninguém duvida. Chegou a passar na base pelo Manchester City, atuando pelo time B, seguindo depois para o Mainz. Foi no time alemão que teve suas primeiras oportunidades na elite. O primeiro jogo foi no fim de 2012, assumindo a titularidade um ano depois.

O Mainz foi o clube onde Jürgen Klopp deu os primeiros passos como técnico. Foi lá que o ex-jogador começou a escrever sua história como um dos principais treinadores do futebol mundial. Karius ganhou destaque por lá e parecia destinado a um futuro brilhante. O convite de Klopp para seguir para o Liverpool era o passo fundamental para se firmar entre os grandes goleiros de sua geração.

Karius chegou em 2016/17 e assumiu aos poucos a vaga do questionado belga Mignolet. O auge da carreira seria em 2017/18, quando se tornou titular e ajudou o clube a chegar na final da Liga dos Campeões. Os Reds não eram favoritos contra o Real, maior campeão europeu. Mas a noite tinha tudo para ser dos sonhos para o goleiro, qualquer que fosse o desfecho. Acabou por se tornar um pesadelo.

A história é conhecida. Karius entregou a bola para Benzema fazer o primeiro gol do Real. Depois falhou ainda no segundo dos gols de Gareth Bale. O time espanhol venceu por 3 a 1. O Liverpool revelou uma concussão cerebral no goleiro, após choque na cabeça provocado por Sergio Ramos, fora da bola (o zagueiro sequer foi punido pela agressão). Mas o fato não trouxe alento para o alemão, que nunca mais vestiria a camisa dos Reds.

Para um goleiro, a quebra de confiança é algo difícil de superar. Não havia mais clima para atuar no Liverpool, mas eram raros os candidatos a contratar um goleiro caro e marcado por falhas em um jogo com audiência por todo o globo, o confronto mais aguardado do ano no calendário do futebol de clubes. Karius conseguiu na Turquia dar sequência a sua carreira.

Karius chegou a fazer 67 jogos pelo Besiktas entre as temporadas 2018 e 2020. Nunca foi unanimidade, mas ao menos conseguiu se estabelecer como titular, emprestado pelo Liverpool. Mas o goleiro não estava feliz por lá ao fim de sua passagem: o clube não pagava seus salários e o jogador decidiu sair após ter sido “paciente por meses”.

O retorno ao futebol alemão pareceu a melhor opção para Karius. A passagem pelo Union Berlin, no entanto, durou apenas a temporada 2020/21, com cinco jogos em todo o período.

Forçado a voltar para o Liverpool, Karius passou a temporada 2021/22 inteira sem entrar em campo. Ao fim do seu contrato, o goleiro assinou com o Newcastle. Sem prestígio, teve de aceitar o posto de terceiro goleiro.

O último jogo de Karius foi mesmo pelo Union Berlin, em fevereiro de 2021. O retorno será logo na final com o Manchester United, e não estava nos planos. Titular, Nick Pope foi expulso na última partida dos Magpies, justamente contra o Liverpool. Dubravka seria o reserva, mas já atuou pelo Manchester United na Copa no início da temporada e não poderá estar em campo. O destino colocou Karius em outra final, com a esperança de que a história agora seja diferente.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img