A Receita Federal confirmou a data na qual os contribuintes poderão baixar o programa oficial de declaração do Imposto de Renda 2023.

Segundo o órgão, o aplicativo estará disponível no dia 15 de março – mesmo dia de início de entrega das declarações, que poderá ser realizada até 31 de maio.

Vale lembrar que, a cada ano, a receita libera um programa, sendo impossível reutilizar o de 2022 para fazer a declaração de 2023, por exemplo (salvo os apps para dispositivos móveis, que são atualizados anualmente).

Vale lembrar que, em 2023, o calendário de entrega começa mais tarde. Segundo o órgão, isso possibilita ao contribuinte que possam ter suas declarações pré-preenchidas logo no início do período de envio, de modo a agilizar o preenchimento e evitar erros.

Na próxima segunda-feira (27), a Receita irá liberar as regras detalhadas para a declaração do Imposto de Renda 2023.

Onde baixar o IRPF 2023 e para quais plataformas ele está disponível

O programa do Imposto de Renda 2023 para PCs e Macs estará disponível neste link. Contudo, preste atenção se a versão selecionada é a IRPF 2023, bem como se você está baixando a versão certa para seu computador – o IRPF 2023 está disponível para Windows (32 e 64 bits), MacOS, Linux e em multiplataformas (via Java, arquivo em .zip).

Caso você queira mais “liberdade” na hora de realizar sua declaração, a Receita também disponibiliza o app Meu Imposto de Renda para Android e iOS. Neste caso, o usuário já pode baixá-lo, pois ele é atualizado anualmente e a expectativa é que ele receba a atualização de 2023 ainda no dia 15 de março.

Você também pode realizar a declaração pela internet, no sistema e-CAC. Para logar, é preciso CPF/CNPJ, código de acesso (gerado na hora) e senha. Ainda, é possível logar com uma conta gov.br.

Com informações de UOL

Imagem destacada: Marcello Casal Jr/Agência Brasil