O Union Berlin segue como uma das grandes histórias do futebol europeu, com a temporada dos sonhos chegando ao ápice. A classificação para as oitavas de final da Liga Europa veio após deixar o tradicional Ajax pelo caminho.
Depois de empatar sem gols fora de casa, a equipe de Berlim não tomou conhecimento dos holandeses e venceu pelo placar de 3 a 1. O último tento, com direito a requintes de crueldade, foi marcado pelo zagueiro Danilho Doekhi, que atuou na base e equipe B do próprio Ajax.
Esta é apenas a terceira participação do Union Berlin em competições da Europa e a estreia foi apenas em 2001/02. O Union foi à final da Copa da Alemanha sendo a primeira equipe amadora a atingir esse feito, e acabou derrotado para o Schalke. O título da competição dava vaga à Copa da Uefa, mas como o Schalke disputava a Liga dos Campeões, o Union Berlin herdou o posto.
Vinte anos depois, em 2021/22, o Union passou pela fase classificatória da Conference League, mas não avançou em um grupo que contava também com Slavia Praga, Maccabi Haifa e Feyenoord.
Agora, nas oitavas de final da Liga Europa, o Union Berlin vai encarar outra equipe de história interessante. O Union St. Gilloise possui 11 títulos na Bélgica, mas não levanta um troféu desde a temporada 1934/35.
Em três participações europeias, o Union totaliza 20 jogos com retrospecto de nove vitórias, cinco empates e seis derrotas. Foi preciso superar a tradição em um verdadeiro Davi contra Golias para chegar tão longe.
Ao contrário do modesto time de Berlim, o Ajax ostenta simplesmente oito títulos europeus divididos entre quatro Ligas dos Campeões, duas Supercopas Europeias, uma Taça da Uefa (a atual Liga Europa), e uma Recopa Europeia.
Em votação realizada pela Fifa, o Real Madrid foi considerado o principal clube do mundo no século XX. Na ocasião, o Ajax foi o quinto mais votado ao lado do Santos. Já pela revista alemã Kicker, o time de Amsterdã foi eleito o segundo clube mais influente do século passado.
A história não entra em campo e o 2022/23 do Ajax tem ficado muito aqúem dos seus padrões. Com sobras o principal campeão holandês, o Ajax chegou a ficar sete partidas sem vencer na disputa nacional e demitiu o técnico Alfred Schreuder.
Sob o comando do interino-efetivo John Heitinga, antigo jogador da seleção da Holanda, o Ajax até obteve uma sequência interessante de vitórias antes da surpreendente eliminação, ao menos levando em consideração o tamanho das equipes, diante do Union Berlin.
Do outro lado, os Iron Ones, ou homens de ferro de ferro de Berlim, surgiram como uma representação da classe dos operários e tem na torcida a sua principal força. Para atender os padrões de exigência da Federação Alemã e em dificuldades financeiras, o clube até contou com os torcedores para avançar com as obras no estádio An der Alten Försterei.
Sem conquistas importantes em sua história, o Union Berlin está em terceiro na Bundesliga, nas quartas da Copa da Alemanha e, agora, nas oitavas da Liga Europa. Mesmo que a escrita não seja quebrada, sua torcida apaixonada e fervorosa mostra que ainda há espaço para um pouco de romantismo no futebol.
Fonte: Ogol
Comentários