O prazo de inscrição para o primeiro processo seletivo de 2023 do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) será encerrado nesta sexta-feira (24). O SiSU é um programa do Ministério da Educação (MEC) que reúne vagas para o ensino superior público, incluindo as principais universidades brasileiras.

A seleção, que usa a nota da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é feita pelo Portal Acesso Único, parte do MEC. Para se inscrever, os candidatos precisam indicar as opções escolhidas de curso, sendo classificados com base nas notas do Enem.

Assim, para se inscrever no SiSU, o candidato precisa ter feito o Enem 2022. Outro requisito básico é que o candidato não pode ter zerado a nota de redação, e nem ter se inscrito na categoria de treineiros. A primeira edição do SiSU deste ano oferece 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas participantes, que incluem 63 universidade federais.

O prazo de inscrição termina hoje, 24 de fevereiro, com o resultado da chamada regular previsto para o dia 28 de fevereiro. Os candidatos selecionados terão entre 2 e 8 de março para fazer as matrículas. Já o interesse na lista de espera deve ser sinalizado pelos candidatos entre 28 de fevereiro e 8 de março. A partir de 13 de março, será feita a convocação dos candidatos em lista de espera.

Em cada uma das duas edições anuais do SiSU, os candidatos são selecionados por ordem de maior classificação, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, até o limite da oferta de vagas, levando em conta os cursos e modalidades de concorrência selecionados.

Assim, as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, são ofertadas em um sistema eletrônico gerido pelo MEC. A grande maioria destas vagas ofertadas são de instituições federais, tanto em universidades, quanto em institutos.

Cronograma do SiSU 2023 (1ª edição)