O TreeSize é um software que permite analisar o armazenamento do computador para facilitar o processo de liberar espaço na memória. Ele mostra em detalhes quais arquivos estão enchendo o HD ou SSD, exibindo os dados em gráficos e classificando-os dos mais para o menos pesado. A ferramenta ainda permite ver arquivos temporários e duplicados, ajudando na limpeza dos discos do PC.
Nas linhas a seguir, o Olhar Digital mostra como liberar espaço na memória do computador utilizando o programa gratuito TreeSize. O tutorial foi realizado em um PC com Windows 10, mas o software também é compatível com o Windows 11.
Leia também:
Como usar o TreeSize grátis
Veja, logo abaixo, como usar o TreeSize para liberar espaço no armazenamento do computador.
- Baixe o TreeSize:
Acesse o site oficial do TreeSize e baixe a versão gratuita do programa.
- Instale o TreeSize no computador:
Execute o instalador.
- Selecione a pasta a ser analisada:
No programa, clique em “Selecionar Diretório” para escolher a pasta a ser analisada pelo programa.
- Analise os resultados:
Após a varredura, o TreeSize mostra quais pastas estão ocupando mais espaço no computador.
Pronto! Agora você sabe os arquivos e pastas mais pesados do sistema. A versão gratuita do TreeSize não libera a memória do computador automaticamente. Isso significa que você precisa deletar de forma manual as pastas mais pesadas no sistema.
Vale mencionar que o Windows têm pastas importantes para funcionar, como a clássica pasta “system32”. Fique atento na hora de fazer a limpeza para não excluir algum arquivo essencial para o sistema.
Como usar o TreeSize completo
Se você quiser uma solução completa, que analisa o armazenamento do sistema com mais detalhes, é necessário adquirir a versão paga do TreeSize.
É possível testar a versão completa do software por 30 dias. Depois desse período, é preciso comprar a licença vitalícia do programa por US$ 26,95 (cerca de R$ 140 em conversão direta).
A versão completa do TreeSize não só permite visualizar o tamanho de cada pasta, como também mostra em gráficos a situação do armazenamento. Além disso, dá para exportar as informações em formato de planilha do Excel.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários