Neste mês, foi divulgado que uma garota chilena de sete anos, em um raro caso, foi diagnosticada com câncer de mama. O relato foi realizado pelo programa 24 horas, da TV local.

A menina, que se chama Maura, mora na cidade de Quillota e já retirou o tumor. No programa, a mãe da pequena, Patrícia Muñoz, contou que, em agosto passado, notou uma pequena protuberância abaixo do mamilo da criança, enquanto dava banho nela.

Após levá-la ao médico e os exames feitos, a surpresa veio com o diagnóstico de câncer de mama (incomum em adolescentes e crianças), confirmado em setembro.

Para evitar que o tumor se alastrasse, Maura precisou retirar a mama. A mãe expressou angústia sobre o que o procedimento pode causar a sua filha psicologicamente falando.

Atualmente, a garota segue em observação e esperando a análise de novos exames.

Este tipo de caso é raro nesta idade, pois o tecido mamário está menos desenvolvido.

Sintomas:

Fatores de risco:

Conscientização

Para conscientizar sobre o tema, 15 de fevereiro é considerado o Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil. No Brasil, o câncer é a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos, indica o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Com informações de Cultura

Imagem destacada: Alejandro_Munoz/Shutterstock