A Microsoft revelou prévias de dois serviços baseados em IA projetados para gerenciar redes de telecomunicações, com base nos mesmos recursos usados para gerenciar a plataforma de nuvem Azure.
As operadoras podem se beneficiar de inteligência artificial avançada que ajuda a desbloquear novas oportunidades de negócios a partir de dados e insights sobre suas operações – incluindo o lançamento de redes 5G de alta velocidade – disse a empresa em seu blog.
A Microsoft entrou pela primeira vez na arena 5G após a aquisição das empresas de rede em nuvem Affirmed Networks e Metaswitch em 2020.
A empresa tem se concentrado intensamente em IA, investindo pesadamente no ChatGPT da OpenAI, que aumentou a atenção generalizada que a inteligência artificial vem recebendo no Vale do Silício e além.
A Microsoft disse no mês passado que pretende imbuir essa IA em todos os seus produtos, já que a OpenAI continua buscando a criação de inteligência semelhante à humana para máquinas – a começar pelo Bing Chat, já avaliado pelo Olhar Digital. Para ver nossa análise completa, clique aqui.
O que estamos fazendo é pegar nosso trabalho de nuvem nativa e torná-lo específico para esse espaço de rede de operadora de telecomunicações. Acho que um ótimo exemplo disso é todo o trabalho de operações de IA que estamos introduzindo no sistema.
Jason Zander, vice-presidente executivo de missões estratégicas e tecnologias da Microsoft
“Estamos trazendo a mesma tecnologia para este espaço”, acrescentou. “Todos os operadores a quem mostrei isso estão extremamente entusiasmados.”
Parceiros de telecomunicações como AT&T, Ericsson e Nokia poderão se beneficiar do novo serviço Nexus da Microsoft, plataforma completa que permite às operadoras gerenciar suas redes da nuvem, e dois serviços “AIOps” diferentes.
Monica Zethzon, vice-presidente da Ericsson, disse que as ferramentas permitirão que as operadoras “transformem suas principais redes enquanto melhoram as experiências do cliente”.
Com informações de Reuters
Fonte: Olhar Digital
Comentários