Dá para encontrar fotos sem direitos autorais no Google e o processo é bem simples. Em suma, basta ativar o filtro “Licenças Creative Commons” na hora de buscar por imagens no site.
Ao usar imagens disponibilizadas sob esse grupo de licenças, você pode publicá-las sem correr risco de tomar processo por violação de direitos autorais (desde que siga suas condições de uso). Para te ajudar, o Olhar Digital te mostra como encontrar esse tipo de foto no Google.
Imagens sem direitos autorais
Para começar, se você produz conteúdo (ou trabalha de outra forma) para internet, precisa tomar cuidado onde pisa. Antes de mais nada, lição número um: liquidar chances de tomar processo relacionado a direitos autorais.
Abaixo, o Olhar Digital te mostra como conseguir isso nas imagens, a partir do aplicativo do Google num iPhone. Mas o processo é o mesmo em celulares com Android – tanto no app quanto em navegadores (Google Chrome, Firefox, Safari etc) – e computadores, seja com Windows, Mac ou Linux.
Tempo necessário: 1 minuto.
Como achar fotos sem direitos autorais no Google
- No Google, faça sua pesquisa na aba “Imagens”
- Toque no ícone de filtros, arraste a linha para a esquerda e escolha “Direitos de uso”
- Marque “Licenças Creative Commons”
Pronto. Após ativar esse filtro, todas as imagens que aparecem para você serão de bancos de imagens e demais sites. Pode salvá-las sem medo, mas lembre-se de ativar o filtro em todas as buscas para achar fotos sem direitos autorais no Google.
O que são ‘Licenças Creative Commons’?
Em suma, são licenças públicas que permitem a distribuição gratuita de obras protegidas por direitos autorais. Ou seja, os direitos continuam existindo, mas dá para trafegar por uma área cinzenta sem quebrar leis de proteção à propriedade intelectual.
Porém, você precisa ficar atento com as condições de uso. Isso porque existem sete tipos de licenças Creative Commons – uns mais permissivos, outros menos. São eles:
Fonte: USP
Imagem de destaque: Pedro Spadoni / Olhar Digital
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários