Quem optar por receber a restituição por Pix e usar a declaração pré-preenchida terá prioridade nos pagamentos da restituição este ano. A novidade foi confirmada nesta segunda-feira (27) pela Receita Federal.

Segundo a Receita, quem entregar a declaração até o dia 10 de maio também pode receber o pagamento já no primeiro lote.

Como será o pagamento da restituição em 2023?

Assim como aconteceu no ano passado, o pagamento será divido em cinco lotes. O primeiro começa a ser pago no dia 31 de maio, uma quarta-feira. Confira abaixo o cronograma completo:

Lembrando que no caso do Pix, o contribuinte deve informar a sua chave antes de entregar a declaração para aproveitar o benefício.

Como é dividida a prioridade no pagamento da restituição?

A mesma regra dos anos anteriores também continua valendo, ou seja, idosos, contribuintes com deficiência física/mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, recebem o pagamento primeiro que os demais.

Prazo de entrega da declaração

Como já informamos aqui, o prazo para a entrega das declarações mudou. Este ano, a data começa a contar no dia 15 de março e vai até 31 de maio. O mês adicional, segundo a Receita, foi adotado para que mais contribuintes aproveitem os benefícios da declaração pré-preenchida.

Em 2023, o governo espera receber de 38,5 a 39,5 milhões de declarações de contribuintes pessoas físicas — um salto de até 8,8% em comparação com o ano anterior.

Imagem principal: Brenda Rocha – Blossom/Shutterstock

Com informações do Uol