A Meta vai “turbinar” seu uso de tecnologia de IA com nova equipe que planeja adicionar habilidades da tecnologia ao WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram, disse o presidente-executivo Mark Zuckerberg na segunda-feira (27).

Com o sucesso da IA no ChatGPT, a empresa quer aproveitar mais a tecnologia em seus produtos, centralizando o trabalho de IA de toda a empresa em uma equipe de produto central, disse Zuckerberg em post no Facebook.

O primeiro objetivo será empregar IA generativa para melhores “ferramentas criativas e expressivas”, disse Zuckerberg.

No longo prazo, vamos nos concentrar no desenvolvimento de personas de IA que podem ajudar as pessoas de várias maneiras. Estamos explorando experiências com texto [como bate-papo no WhatsApp e Messenger], com imagens [como filtros criativos do Instagram e formatos de anúncio] e com experiências de vídeo e multimodais.

Mark Zuckerberg

A companhia já tentou trabalhar com este sistema, mas não foi bem-sucedido. Um sistema, o Galactica, foi treinado em 48 milhões de artigos científicos em tentativa de entender melhor a pesquisa. Mas a Meta fechou a Galactica depois de apenas dois dias em 2022, após estragar a matemática e produzir resultados não confiáveis.

Galactica, ChatGPT e Bard, concorrentes do Google, são um tipo de IA chamado modelo de linguagem grande, também conhecido como LLM, treinado para reconhecer e reproduzir padrões em vastas extensões de texto.

Essa tecnologia pode produzir resultados notavelmente úteis, como criar software funcional com base em prompt de linguagem simples em inglês, mas podem cometer erros.

No início de fevereiro, a Meta lançou novo chatbot de IA chamado LLaMA para pesquisadores aprovados. A empresa está tentando direcionar a indústria de IA para o uso construtivo da tecnologia e controlar problemas como preconceito, toxicidade e alucinações, nas quais uma IA inventa informações que simplesmente não são verdadeiras.

Acreditamos que toda a comunidade de IA – pesquisadores acadêmicos, sociedade civil, formuladores de políticas e indústria – deve trabalhar em conjunto para desenvolver diretrizes claras sobre IA responsável em geral e modelos de linguagem grandes responsáveis em particular

Meta

Com informações de CNET

Imagem destacada: Rokas Tenys/Shutterstock