Um vídeo gravado por um agricultor na zona rural de Pitanga, no estado do Paraná, vem assustando os internautas ao mostrar uma nuvem gigante “engolindo” uma lavoura da região. As imagens se tornaram virais na web e geraram muitas dúvidas e comentários.
Nelas, é possível ver um grande paredão formado pela nuvem que avança em direção à paisagem. Embora tenha gerado medo por sua aparência apocalíptica, o fenômeno natural não é tão raro assim, conforme explicação do meteorologista Fernando Mendonça Mendes, do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) ao UOL.
“Esse é um fenômeno comum quando há avanço de uma frente fria ou linha de instabilidade sobre uma região. O que se vê são células de tempestade que se aglutinam e se alinham, formando essa visão de um ‘paredão’ de nuvens”, explicou Mendes.
Confira o vídeo do fenômeno capturado por um agricultor no Paraná:
Ainda segundo o meteorologista, o fenômeno com a nuvem registrado no vídeo acima envolve um pouco de ilusão de ótica, pois, dependendo da posição do observador, direção dos ventos e hora do dia e reflexão da luz, essa formação de nuvens pode parecer ainda maior.
“No extremo sul do estado, em que a geologia da região é mais plana, esse fenômeno é muito comum e pode ser avistado como no vídeo, um paredão de nuvens avançando sobre a paisagem”, adicionou ele.
São Sebastião, Petrópolis e sul da Bahia: essas tragédias têm relação com as mudanças climáticas?
Um total de 65 mortos, muitos feridos e desabrigados, além de uma imensa destruição ambiental e material provocada pelo maior acumulado de chuva que se tem notícia na história do país. Esse é o cenário da tragédia que se abateu na última semana sobre o litoral norte de São Paulo, em especial, o município de São Sebastião.
Como se sabe, infelizmente, esse não foi o primeiro registro de tempestades avassaladoras nos últimos tempos no Brasil.
Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital
Comentários