O Google anunciou nesta terça-feira (28) várias mudanças em seu navegador Chrome que podem aumentar a vida útil da bateria em MacBooks, estendendo o quanto os usuários podem usar com uma única carga.
Ao otimizar sistemas como compressão de memória e temporizadores JavaScript, os usuários do MacBook agora podem navegar na web via Chrome e assistir a vídeos do YouTube por mais tempo, com testes realizados em um MacBook Pro 13 (M2, 2022) alcançando 17 horas de navegação na web e 18 horas de reprodução de vídeo no YouTube.
O Google não forneceu números sobre a duração da bateria do dispositivo antes desta atualização. Os testes de desempenho do Google foram conduzidos usando o Chrome versão 110.0.5481.100, e a gigante da tecnologia afirma que as novas otimizações de energia também beneficiarão o hardware mais antigo do MacBook.
François Doray, desenvolvedor de software para Chrome, confirmou ao The Verge que essas otimizações também serão aplicadas a dispositivos Windows, Linux e Android nas próximas versões do Chrome.
Com a atualização, o Google ajustou a coleta de lixo e a compactação de memória de iframes criados recentemente (um elemento que carrega outro elemento HTML dentro de uma página da web), reduzindo o consumo de energia sem afetar o uso de memória a longo prazo.
Os temporizadores JavaScript — criados para executar uma tarefa ou função em um determinado momento — foram ajustados para ativar a CPU de um dispositivo com menos frequência e remover totalmente os temporizadores obsoletos. Por fim, o Chrome foi modificado para ignorar etapas desnecessárias de estilo, layout, pintura, varredura e GPU em sites, com uma atualização semelhante também implementada na interface do usuário do Chrome. A maioria dessas otimizações deve passar despercebida pelo usuário.
O Google também lançou um novo modo de economia de energia para o Chrome no início deste mês, que prolonga a duração da bateria, limitando qualquer atividade desnecessária em segundo plano em sites, como efeitos visuais como rolagem suave em animações ou vídeos. A companhia afirma que ativar esse modo pode conceder aos usuários 30 minutos adicionais de tempo de navegação quando testado no mesmo MacBook Pro 13 (M2, 2022).
Fonte: Olhar Digital
Comentários