Como já foi dito em outras publicações do Olhar Digital, as Comunidades do WhatsApp são úteis para facilitar a organização e comunicação de administradores de grupos. Nisso, conforme as necessidades de cada grupo mudam, às vezes é necessário visualizar quem participa do espaço e verificar se esta pessoa ainda precisa continuar ali.

No caso de o administrador decidir pela remoção do usuário da Comunidade, basta seguir o passo a passo abaixo.

Como visualizar e retirar membros de uma Comunidade no WhatsApp

Tempo necessário: 1 minuto.

Lembrando que é possível adicionar novamente uma pessoa que já foi removida da Comunidade no passado. O mesmo vale para remover, no presente, pessoas que já foram retiradas também anteriormente.

  1. Abra o aplicativo

    Navegue pela lista de apps no seu celular e clique no ícone do WhatsApp. Em seguida, procure pela aba “Comunidades” e pressione-a;

  2. Selecione o grupo

    Para remover participantes de uma comunidade, antes é necessário removê-lo de um grupo. Então, assim que a aba “Comunidades” estiver aberta, procure pelo grupo onde o participante está inserido. Nisso, selecione o grupo;

  3. Remova o participante

    Quando o grupo em questão abrir, clique no nome do mesmo para que o app exiba mais informações. Procure pelo usuário em questão e clique sobre o nome dele, selecione “Remover” e confirme em “Ok”.

Quem pode remover os participantes de uma Comunidade?

WhatsApp na tela de um smartphone
Reprodução: Mourizal Zativa/Unsplash

Alterar os dados de uma Comunidade ou de um grupo requer o privilégio de ser um administrador. Desta forma, apenas a pessoa que criou a Comunidade ou aqueles que foram promovidos a administradores podem remover ou adicionar qualquer participante.

Caso o usuário que criou a Comunidade não tenha promovido outros participantes a administradores, então apenas ele detém o poder de remover os demais usuários. Embora pareça um pouco injusto, vale lembrar que esta funcionalidade tem como principal objetivo a organização do grupo. Então, se qualquer um pudesse realizar esta ação, é provável que isso prejudicasse o equilíbrio do espaço virtual e incentivasse o desenvolvimento de conflitos entre os participantes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!