A palavra Streaming vem da língua inglesa e sua tradução literal seria algo como “Transmissão”. Desta forma, os serviços de streaming são softwares online que funcionam ao compartilhar conteúdo de mídia. Estes espaços virtuais estão disponíveis tanto em sites quanto em aplicativos para celular, tablet, PCs, e mais.

Alguns destes serviços proporcionam acesso gratuito, embora seja necessário lidar com anúncios. Outros, disponibilizam uma versão paga (mediante planos mensais, trimestrais ou anuais) em que é possível acessar os conteúdos com maior qualidade, sem anúncios, e até offline.

Tipos de serviços de streaming

Os serviços de streaming variam de acordo com o tipo de mídia oferecida. Logo, é possível encontrar sites e apps que fornecem música, vídeos (série, filme, documentário, etc), e jogos.

Disponibilidade das mídias no streaming

assistir streaming netflix amazon prime video hbo
Reprodução: Glenn Carstens-Peters/Unsplash

Vale destacar que a disponibilidade de conteúdo das mídias pode mudar de acordo com a sua localização, e isso se deve, entre outros detalhes, por causa de direitos autorais. Portanto, é possível a Netflix disponibilizar no México uma novela produzida pela Televisa, mas impedir que esta possa ser acessada em outras regiões do mundo.

A única exceção quanto a isso se dá no caso de a mídia ter sido produzida pelo próprio serviço; desta forma, ela pode ser disponibiliza para qualquer lugar do mundo.

Por fim, é interessante, também, discutir que o conteúdo de outras produtoras pode não ficar disponível para sempre no streaming. Então, se você gosta de uma série que foi desenvolvida pela Warner Bros e ela estava na Netflix, saiba que esta disponibilidade expira: em algum momento, ela vai sair do catálogo.

Exemplos de serviços de streaming

Streaming de Música

Streaming de Séries e Filmes

Streaming de Jogos

Como acessar os conteúdos do streaming offline?

Personagem Ghostface da franquia dos filmes de terror "Pânico" (Divulgação: Dimension Films)
Personagem Ghostface da franquia dos filmes de terror “Pânico” (Divulgação: Dimension Films)

Essa possibilidade vai depender de cada serviço, pois nem todos disponibilizam o recurso.

Mas utilizando a Netflix como exemplo, é possível acessar o site ou app, enquanto ainda está conectado à internet, selecionar um episódio de série ou um filme, e procurar pela opção de “Download”. Ao clicar neste botão, o serviço vai fornecer uma “cópia” do produto no próprio site, e quando você acessá-lo, mesmo que esteja sem internet, poderá assisti-lo normalmente.

Caso você deseje assistir uma série inteira offline, por exemplo, é necessário realizar o download de todos os episódios. Vale destacar que isso vai consumir a memória do dispositivo em questão, que só permite o download dos dados caso haja espaço suficiente.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!