Passageiros do Metrô e da CPTM da Grande São Paulo agora podem ter acesso mais fácil às estações com a possibilidade de comprar e armazenar bilhetes QR Code da plataforma TOP na carteira digital do Google.

O Google e a Autopass anunciam que, a partir desta quarta-feira, passageiros poderão usar a Carteira do Google para comprar e armazenar bilhetes do Metrô e da CPTM. O recurso oferece um novo canal de compra dos bilhetes QR Code, emitidos pela Plataforma TOP, sem que o passageiro precise enfrentar filas.

Para utilizar esta nova funcionalidade, o usuário precisa ter a Carteira do Google instalada em seu smartphone. O aplicativo está disponível na Play Store. Depois disso, basta tocar na opção “Adicionar à Carteira”, que fica no canto inferior direito da tela inicial do app, selecionar o item “Cartão de transporte público” e encontrar a opção de compra de bilhetes por cidade. Por fim, é só selecionar a cidade de São Paulo e seguir as instruções de compra.

Com esta nova possibilidade, os passageiros poderão comprar até 10 bilhetes unitários pelo aplicativo de cada vez. Quanto ao pagamento, é possível comprar bilhetes por cartões de crédito ou débito, por meio do Google Pay, sem custo adicional nem taxas. Com a finalização da compra, o bilhete QR Code fica disponível na tela inicial da Carteira do Google.

Então, basta aproximar o QR Code visível na tela do smartphone ao visor da catraca, aguardar a verificação do código e acessar as estações de metrô e CPTM da grande São Paulo.

metrô
Imagem: Shutterstock

Nosso objetivo é facilitar cada vez mais o dia a dia das pessoas, para que passem menos tempo em filas e tenham mais tempo para si. A nova seção de bilhetes de transporte é uma maneira rápida e fácil de comprar passagens, pagar tarifas e guardar os bilhetes em um só lugar.

Natacha Litvinov, líder de Estratégia e Operações para Pagamentos do Google Brasil

A Autopass será a primeira empresa brasileira a utilizar a Carteira do Google para disponibilizar uma solução prática e intuitiva, de uso rotineiro na mobilidade urbana. Desta forma, unimos o pioneirismo das duas empresas para maior comodidade dos passageiros do transporte coletivo, simplificando jornadas e inovando em prol da cidade.

Rodney Freitas, CEO da Autopass

O Metrô e CPTM da Grande São Paulo se unem a mais de 400 empresas de transporte espalhadas pelo mundo a ter parceria com a Carteira do Google para diferentes usos de bilhetes ou pagamentos por aproximação. No Brasil, existe integração com o metrô do Rio de Janeiro e de Brasília.

Por outro lado, esta é a primeira vez no Brasil que o aplicativo ganha uma integração com uma plataforma para que a compra e o armazenamento do bilhete seja feito com a Carteira do Google.

A Carteira do Google é conhecida por reunir cartões de crédito e débito de diferentes emissores, comprovantes de vacinação, ingressos e cartões de embarque em um só lugar, sem a necessidade de abertura de vários aplicativos.