A Food and Drug Administration (FDA), agência dos EUA equivalente à Anvisa, aprovou o primeiro autoteste capaz de detectar o vírus da Covid-19 e o da gripe (influenza) simultaneamente. Autorizado em caráter emergencial, o sinal verde vem após casos das duas doenças e da SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) disparem no país — que passa por seu período de inverno.
O inverno aumenta o número de casos dessas doenças. A possibilidade de detecção simultânea desses vírus, na casa das pessoas, é uma medida muito importante em termos de saúde pública e controle das doenças.
Disse a farmacêutica e diretora técnica da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Josely Chiarella.
Para a FDA, a aprovação é importante para ampliar o acesso a testes que podem ser realizados em casa. O exame poderá ser comprado sem receita médica nas farmácias.
Criada em 1991, a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial é a principal entidade representativa do Brasil da indústria de diagnóstico in vitro. A CBDL tem sido uma importante aliada da Anvisa na discussão e consolidação das normas e regulamentos do setor de Diagnósticos no Brasil.
Autotestes no Brasil
Vale ressaltar que também existem autotestes que detectam a Covid-19 no Brasil. A diferença está em o produto aprovado nos EUA ser um exame único capaz de fornecer resultados para vários vírus — ele mostra se a pessoa está positiva ou negativa para coronavírus, influenza A e influenza B.
Embora ainda não existam acordos comerciais para disponibilizar esses autotestes no Brasil, a aprovação da FDA é um grande passo para que as empresas nacionais ou importadoras se mobilizem para trazer a tecnologia para cá. Contudo, para sua comercialização, os testes deverão ser submeter a aprovação da Anvisa.
Fonte: Olhar Digital
Comentários