“A Dinapec tem tudo para se tornar o evento da pecuária brasileira, tamanha a representatividade da pesquisa da Embrapa Gado de Corte”. A afirmação foi feita pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, representando o governador Eduardo Riedel, durante o lançamento hoje (01) da Dinapec, que é uma feira tecnológica bianual, que visa transferir as principais tecnologias geradas pela Embrapa e parceiros.
O evento que acontece nos dias 22 e 23 de março, e permitirá ao visitante o contato direto com pesquisadores e técnicos da Empresa. A feira pretende promover a troca de conhecimentos e saberes que servirão para produtores rurais e técnicos promoverem inovações e melhorias no sistema produtivo. O lançamento que ocorreu na sede da Famasul, contou com a presença do secretário Jaime Verruck, do chefe-geral da Embrapa Gado e Corte, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa, o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni e o senador da República Nelsinho Trad. Os secretários-executivos de Ciência e Tecnologia, Ricardo Senna, e do Desenvolvimento Econômico, Rogério Beretta, também participaram do evento. Além de autoridades, presidentes de sindicatos rurais e produtores.
“Quando olhamos para tudo que a Embrapa desenvolve em Mato Grosso do Sul, notamos o que vocês já estão representando no mundo”, salientou o secretário, destacando as pesquisas da instituição, que vão desde uma infinidade de pastagens, genética bovina, manejo do rebanho, até o sistema da Integração Lavoura Pecuária Florestas (IPLF).
“Querem saber a dimensão da Embrapa? Pergunte aos produtores. Olhem qual a espécie de pastagem que eles usam, de onde veio. Pergunte quem ensinou o sistema de manejo mais adequado, a integração lavoura pecuária e floresta, onde Mato Grosso do Sul é um líder nacional disparado nesse processo. Pergunte quem é que definiu o modelo de ILPF para aquela produção. E não é só Mato Grosso do Sul, é isso para o Brasil inteiro”, enfatizou Verruck.
O secretário reitera que as tecnologias da Embrapa, amplamente difundidas, são a maior propaganda da instituição. “A maior propaganda da Embrapa é o que está colocado dentro da produção e da produtividade brasileira, onde ela tem papel fundamental. Por isso a importância do Governo de MS em apoiar a Ciência e Tecnologia. Recentemente foi criada na Semadesc a secretária executiva de C&T, na pessoa do secretário Ricardo Senna. E nós queremos ajudar na transferência e fazer as pesquisas para aplicar os recursos nos problemas que nós temos efetivamente em Mato Grosso do Sul”, acrescentou.
O Governo do Estado levará os principais projetos voltados a melhorias no sistema produtivo da pecuária de corte, como os programas de incentivo “Precoce MS” e “Pantanal Sustentável”, assim como a análise dinamizada do CAR-MS e ainda as próximas etapas do PNEFA (Plano Nacional de Erradicação da vacina contra Febre Aftosa). As iniciativas convergem ao MS Carbono Neutro, que tem como meta alcançar a neutralidade das emissões de carbono em Mato Grosso do Sul até 2030.
Feira
A 15ª Edição da Dinapec acontece nos dias 22 e 23 de março de 2023, e no dia 24 de março, a Dinapec Jovem. O evento é realizado na Vitrine Tecnológica da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, local de demonstrações de soluções tecnológicas desenvolvidas em parceria com diversas instituições, as quais buscam a diversificação e a intensificação dos sistemas agropecuários, com o olhar voltado à sustentabilidade.
A edição deste ano tem formato diferenciado que vai contar com Espaço Zimmer: local para painéis temáticos e interações entre palestrantes e público; Espaços Satélites: distribuídos ao longo da vitrine tecnológica com dinâmicas igualmente temáticas, são elas: tecnologias para Pastagens; Soluções para o Rebanho Bovino; Tecnologias para Sistemas de Produção e MS Carbono Neutro.
Rosana Siqueira da Semadesc
Fotos – Rosana Siqueira e Geliel Oliveira
Comentários