Após uma série de adiamentos, a missão Crew-6, o sexto voo tripulado da SpaceX para a Estação Espacial Internacional (ISS) sob contrato com a NASA, finalmente decolou. A espaçonave Crew Dragon Endeavour foi lançada na madrugada desta quinta-feira (2), levando quatro astronautas a bordo.

Foguete Falcon 9 decolando com a cápsula Crew Dragon Endeavour no topo, no lançamento da missão SpaceX Crew-6. Imagem: NASA TV

Resumo:

Quem quiser, pode acompanhar a ancoragem da espaçonave no laboratório orbital pela NASA TV a partir da 1h30 da manhã desta sexta-feira (3), no site ou no aplicativo, bem como nos canais oficiais da agência no YouTube, Twitter, Facebook, LinkedIn, Twitch e Daily Motion.

A cobertura vai mostrar a acoplagem, a abertura das escotilhas e a cerimônia de boas-vindas da atual tripulação da ISS aos novos companheiros, eventos que estão previstos para os seguintes horários:

Duas tripulações da SpaceX vão se sobrepor na ISS

Ao chegar à estação, a cápsula Endeavour se juntará a outra Dragon: Endurance, responsável pela missão Crew-5.

As duas tripulações vão se sobrepor em órbita por alguns dias, até o retorno da cápsula Endurance à Terra, trazendo para casa os astronautas da NASA Josh Cassada e Nicole Mann, além do japonês Koichi Wakata e da russa Anna Kikina.

Antes deste voo, a cápsula Endeavour fez outros três: as missões Demo-2, em 2020, primeiro voo tripulado da SpaceX; Crew-2, em 2021; e Ax-1, primeiro voo tripulado totalmente privado ao laboratório orbital, em abril de 2022.

Desta vez, apenas astronautas do sexo masculino estão a bordo da espaçonave. O veterano Stephen Bowen, de 59 anos, será o comandante e estará acompanhado de três estreantes: Sultan Al-Neyadi, de 41 anos, primeiro astronauta dos Emirados Árabes Unidos a participar de uma missão de longa duração na ISS; o russo Andrey Fedyaev, de 42 anos, em seu primeiro voo orbital; e Warren “Woody” Hoburg, de 37 anos (o mais jovem do grupo), que assumiu a função de piloto, já em sua primeira missão espacial.