O Airbnb revelou que está proibindo a locação de imóveis para pessoas associadas a usuários banidos que ofereçam risco ou sem permissão para ingressar na plataforma. Embora política queira garantir a segurança dos proprietários dos imóveis e até de outros hóspedes, a diretriz tem causado polêmica entre clientes. 

Embora a empresa não tenha deixado claro com que frequência apela para a medida rígida, casos como esse tem levantado questionamentos sobre uma política discriminatória no Airbnb. Segundo informações do Motherboard, a mensagem que a companhia pode estar passando é que; se associado a alguém com passado duvidoso, nem você, nem o outro poderá usar a plataforma. 

Airbnb
Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock

O Airbnb permite, no entanto, que o usuário retorne para o app caso prove não estar associado ao banido — ou o próprio usuário banido apele da decisão. Ainda ao Motherboard, a empresa explicou que faz isso apenas como uma “precaução de segurança necessária” e que entende que o sistema é imperfeito, por isso emprega um processo de apelação para pessoas que sentem que foram banidas injustamente. 

Além disso, a companhia adicionou que o sistema está “relacionado à segurança”, não se limitando as verificações de antecedentes. Para quem não sabe, a empresa realiza verificações de antecedentes de seus usuários há uma década. 

Vale pontuar que o Airbnb sempre priorizou a segurança dos usuários e anfitriões, que disponibilizam suas chaves para estranhos. Recentemente, inclusive, festas foram banidas após hóspedes infringirem regras do aplicativo. No caso da usuária banida devido antecedentes do namorado, detalhes do processo do rapaz não foram revelados.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!