BMW Group lançou na segunda-feira (27) uma frota piloto de veículos a hidrogênio, com o CEO da gigante automotiva alemã referindo-se ao combustível como “a peça que faltava no quebra-cabeça quando se trata de mobilidade livre de emissões”.

O BMW iX5 Hydrogen, que usa células de combustível fornecidas pela Toyota e atinge uma velocidade máxima de mais de cerca de 180 quilômetros por hora, está sendo montado em uma instalação em Munique. O carro armazena hidrogênio em dois tanques e pode ser abastecido em três a quatro minutos.

A BMW diz que ele tem um alcance de em torno de 500 quilômetros no Procedimento de Teste Harmonizado Mundial para Veículos Leves, ou ciclo WLTP. Ele entrará em serviço em 2023, embora a escala do lançamento seja pequena, com uma frota de “menos de 100 veículos” definida para ser “empregada internacionalmente para fins de demonstração e teste para vários grupos-alvo”.

bmw
BMW iX5 Hydrogen. Imagem: BMW/Divulgação

Em um comunicado, o presidente da BMW, Oliver Zipse, disse que o hidrogênio é “uma fonte de energia versátil que tem um papel fundamental a desempenhar no processo de transição energética e, portanto, na proteção do clima”.

Ele descreveu o hidrogênio como “uma das formas mais eficientes de armazenar e transportar energias renováveis”. Zipse acrescentou que “devemos usar esse potencial para também acelerar a transformação do setor de mobilidade” e que o “hidrogênio é a peça que faltava no quebra-cabeça quando se trata de mobilidade livre de emissões.”

“Uma tecnologia por si só não será suficiente para permitir uma mobilidade neutra em termos climáticos em todo o mundo”, finalizou Zipse. Descrito pela Agência Internacional de Energia como um “transportador de energia versátil”, o hidrogênio tem uma variedade de aplicações e pode ser implantado em setores como indústria e transporte.

A BMW é uma das várias empresas automotivas que continuam a investigar o potencial do hidrogênio. Outras incluem Toyota e Hyundai, enquanto empresas menores, como a Riversimple, também estão trabalhando em carros movidos a hidrogênio.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!