O carregador do iPhone é o acessório mais seguro para manter a bateria do celular da Apple cheia. Os modelos oficiais têm certificações que segurança que protegem tanto o aparelho quanto o usuário. Segundo a própria Maçã, usar carregadores falsificados ou com configurações fora do padrão podem danificar o smartphone.

Nas linhas a seguir, o Olhar Digital explica cinco coisas que você precisa saber antes de carregar seu iPhone. Reunimos as principais perguntas sobre o uso de carregadores nos smartphones da Apple, e você confere em detalhes cada uma delas logo abaixo.

Que tipo de carregador posso usar no iPhone?

O iPhone pode ser carregado com adaptadores de alimentação USB de no mínimo cinco watts. Os modelos anteriores ao iPhone 11 vinham com um adaptador de 5W, mas os aparelhos mais recentes acompanham módulos de 18W ou 20W. A potência maior permite carregar o iPhone com mais velocidade.

No site de suporte da Apple, a fabricante menciona que qualquer iPhone a partir dos modelos iPhone 8 e 8 Plus, suportam carregadores de 18W, 20W, 29W, 30W, 61W, 87W, 96W e 140W para carregamento rápido.

Adaptador tomada carregador iPhone Apple
Imagem: nodi.jpg/Shutterstock

Além disso, é possível utilizar um cabo Lightning padrão com um adaptador de energia oficial da Apple ou “adaptadores de terceiros que estejam em conformidade com os padrões de segurança aplicáveis”.

Faz mal usar carregador falso no iPhone?

A Apple permite utilizar qualquer adaptador de energia que respeite os padrões de segurança exigidos pela fabricante. Caso o carregador falso não siga as normas da empresa, ele pode, sim, prejudicar o celular de alguma forma.

No Brasil, os adaptadores seguros são certificados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A agência certifica não só os adaptadores de energia oficiais da Apple, mas qualquer outro equipamento utilizado para conectar o celular à energia elétrica.

Utilizar um carregador falso no pode prejudicar a vida útil da bateria do aparelho e até gerar acidentes graves, como o estufamento do módulo de bateria, superaquecimento e até curto circuito.

Qual adaptador carrega mais rápido o iPhone?

O iPhone suporta carregamento rápido a partir de 18W. Isso significa que qualquer carregador com essa potência ou maior pode carregar o celular da Apple com mais agilidade. O limite, porém, é 140W — potência encontrada no adaptador de energia para MacBook Pro de 16 polegadas.

Carregador do iPhone
Se o carregador for original, o acabamento dos seus conectores será mais consistente (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Também é possível utilizar adaptadores de energia de fabricantes como Ugreen, Anker e BaseUS. Como falado anteriormente, basta ver se o acessório é certificado no Brasil e respeita as regras de segurança locais.

Posso usar carregador de terceiros no iPhone?

A Apple permite usar adaptadores de energia de terceiros para carregar o iPhone. Os celulares da Maçã suportam adaptadores de até 140W que sejam certificados pelas agências locais. No caso do Brasil, a entidade responsável pela certificação é a Anatel.

Vale mencionar que, mesmo utilizando um adaptador de energia de terceiros, ainda é necessário usar um cabo do tipo Lightning.

Quais iPhones suportam 20W?

Segundo a Apple, todos os iPhones a partir do iPhone 12 suportam de 20W ou mais potência. Os modelos lançados entre os iPhone 8 e iPhone 11 podem usar carregamento rápido a partir de 18W. Aparelhos mais antigos não oferecem suporte a carregamento rápido.

Imagem principal: Shutterstock.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!