Em março, a Autopass anunciou que os passageiros de São Paulo podem comprar e armazenar bilhete de trem e de metrô com a Carteira do Google. Essa é mais uma maneira de adquirir bilhetes QR Code sem precisar enfrentar filas ou instalar o app da plataforma TOP (da Autopass).
No Brasil, esta foi a primeira vez que um aplicativo de terceiros ganha integração com o app da Google. Afinal, hoje em dia o metrô do Rio de Janeiro e Brasília aceitam pagamento por aproximação (inclusive com Google Pay), porém não há uma forma de armazenar os bilhetes na Carteira.
Como comprar bilhete de metrô pelo celular
Tempo necessário: 4 minutos.
Siga as etapas abaixo para comprar bilhetes do metrô de São Paulo usando a Carteira do Google, ou Google Wallet.
- Baixe o app Carteira do Google no seu dispositivo Android.
Os requisitos mínimos para usar o app são: ter uma versão Android Lollipop 5.0 ou superior; um dispositivo sem acesso root e compatível com NFC; ter uma conta pessoal no Google.
- Acesse o app e configure um cartão no Google Pay.
Se você já cadastrou um cartão de débito ou crédito na sua conta, pode pular esta etapa. Caso contrário, acesse o app e toque no símbolo de mais (“+”). Em seguida, selecione “Cartão de pagamento” e “Novo cartão de débito ou crédito”. Por fim, insira os dados por imagem ou manualmente.
- Na página inicial do aplicativo, toque em “Cartão de transporte público” e, depois, busque por São Paulo.
- Na próxima janela, insira as informações solicitadas.
Escolha o tipo de bilhete e a quantidade de passagens (até 10). Além disso, informe seus números de telefone e CPF. Depois, concorde com os termos de privacidade e clique em “Selecionar”.
- Agora, faça login com sua conta pessoal do Google.
Primeiro, toque em “Fazer login com o Google”. Provavelmente, você já usa outros serviços da Big Tech no seu celular e só precisará confirmar que deseja fazer o login.
- Faça a compra com o Google Pay.
Aperte o botão G Pay para comprar seu bilhete de trem ou metrô. Na próxima janela, confira os dados de sua conta Google e o cartão. Em seguida, escolha a forma de pagamento (débito ou crédito) e toque em “Pagar”.
- Com o pagamento aprovado, acesse seu bilhete QR Code na tela inicial da Carteira do Google.
Então, basta aproximar o QR Code visível na tela do smartphone ao visor da catraca, aguardar a verificação do código e acessar as estações de metrô e CPTM.
- Caso dê “Falha no pagamento”, você pode tentar efetuar a compra novamente.
Atenção: a falha no pagamento pode ser apenas no processamento pelo app. Ou seja, seu cartão reconhece a compra, mas o aplicativo não. Nesse caso, você pode tentar novamente, porém, será cobrada uma nova passagem. Caso o dinheiro não seja estornado em até 72h, entre em contato com o atendimento da plataforma Bora de TOP.
Fonte: Olhar Digital
Comentários