A Ford entrou com um pedido de patente para um novo sistema que pode permitir que a companhia retome a posse de um carro conectado à internet em caso de calote de parcelas de financiamento por parte do dono do veículo.
Para a fabricante de automóveis, o sistema seria uma solução para a falta de cooperação de inadimplentes e em tentativas de “impedir as operações de reintegração de posse”. O Escritório de Patentes e Margas Registradas dos Estados Unidos recebeu a solicitação de registro em 2021, mas só foi revelado na última semana.
Segundo o The Drive, Ford descreve o sistema como um segundo computador de bordo dedicado ao “sistema de reintegração de posse”, que teria como objetivo a facilitação do processo de retomada de veículos. A companhia começaria com pequenos incômodos para causar desconforto aos proprietários.
Estes incômodos incluiriam, a princípio, a perda de recursos como GPS, ar-condicionado e até mesmo emissão de barulhos incômodos. Em caso de insistência em não quitar a dívida, a Ford poderia bloquear o veículo em alguns períodos, ou em regiões geográficas específicas. Agora, em casos extremos, veículos autônomos e semi-autônomos poderiam até mesmo ser levados automaticamente a um local mais fácil para reboque.
O sistema poderia também direcionar o carro da casa do proprietário até um órgão do governo ou mesmo se a instituição credora considerar que “a viabilidade financeira da execução da reintegração de posse” não for justificada, o veículo poderá se dirigir sozinho até um ferro-velho.
Apesar de a Ford ter feito o pedido de patente, a fabricante não necessariamente adicionará o sistema a seus veículos. O pedido pode ser apenas uma maneira de proteger a ideia de concorrentes.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários