A maior feira de tecnologia móvel chega ao fim nesta quinta-feira (02). O Mobile World Congress 2023, em Barcelona, trouxe novidades para todos os gostos. Algumas, bem futuristas. Outras, foram anunciadas e já estão disponíveis no mercado. Separamos os principais destaques para você!

Os simpáticos robôs da Xiaomi

A Xiaomi já tinha anunciado o CyberOne e o CyberDog, mas trouxe mais detalhes no MWC.

Divulgação/Xiaomi

Celular que se resfria sozinho

A OnePlus escolheu a MWC 2023 para exibir um novo conceito de celular, o OnePlus 11 Concept. O dispositivo voltado para os gamers de plantão é o primeiro do mercado equipado com sistema de resfriamento líquido. Uma microbomba de cerâmica “empurra” o líquido por dutos em azul brilhante visíveis na traseira do aparelho. E o resultado é bem bonito!

Divulgação/OnePlus

Celulares dobráveis

Após relançar o icônico V3 com tela dobrável sob o nome Motorola Razr em 2019, a Lenovo informou que, ainda em 2023, o aparelho receberá uma atualização. O anúncio foi feito durante o MWC pelo CEO da Lenovo, Yuanqing Yang, nesta quarta-feira (1). Ele disse que o novo dispositivo, com boa recepção, chega “muito em breve”.

A chinesa Oppo é outra empresa com essa novidade: apresentou o novo rival do Samsung Galaxy Z Fold: o Find N2. O smartphone dobrável tem a possibilidade de expandir sua tela, em formato “caderno”, de 72,6 mm para 140,5 mm. 

A Tecno também usou o MWC para apresentar o Phantom V Fold, seu primeiro dobrável. Ele possui uma tela interna dobrável de 7,85 polegadas e resolução 2K. A tela externa tem 6,42 polegadas, mas a resolução é Full HD+.

Também vale destacar o Honor Magic Vs, que ganhou uma versão global no MWC. É o segundo aparelho dobrável da empresa. O celular conta com um painel dobrável OLED de 7,9 polegadas. A tela externa tem 6,45 polegadas.

Celular reparável

HMD Global, empresa responsável pela marca Nokia, anunciou um novo smartphone que tem um objetivo diferente do que encontramos por aí: o Nokia G22 foi feito para ser consertado em questão de minutos – e a empresa garante que fornecerá componentes para ele pelos próximos anos.

Divulgação/Nokia

Tela enrolável

Durante o Mobile World Congress, a Lenovo revelou um notebook e um smartphone com telas “enroláveis”, ou seja, elas ficam maiores ou menores ao apertar um botão. Por enquanto, trata-se de um conceito e não há previsão de lançamento.

Reprodução/The Verge

Internet via satélite

A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira (27) na MWC 2023 que o Snapdragon Satellite, seu sistema de comunicação via satélite, será disponibilizado para vários aparelhos em 2023, incluindo modelos mais básicos e menos caros. Essa é uma tecnologia importante em caso de necessidade de comunicação em localizações remotas, sem sinal de operadora.

Batalha de carregadores rápidos

Essa disputa está a todo vapor – e quem se beneficia somos nós! A Xiaomi anunciou durante o Mobile World Congress um carregador de 300W. A promessa da empresa é fazer a bateria de um aparelho ir de 0% a 100% em 5 minutos. Os mais apressados vão ter que esperar: a empresa não disse quando a tecnologia estará disponível para o público. Por outro lado, a Realme lançou o GT 3 no evento de Barcelona. O smartphone chegará a alguns mercados da Europa com a promessa de carga completa em 9 minutos. E essa tecnologia já está disponível.

Saúde

A NuraLogix lançou uma plataforma chamada Anura e promete que uma única varredura de “selfie da saúde” é suficiente para executar um teste complexo baseado em IA para dizer se você está saudável. Ele permitirá que você saiba o quão alta está sua pressão arterial a partir dessa varredura de selfie de 30 segundos e se você corre o risco de contrair diabetes. Por mais interessante que a tecnologia possa ser, é importante destacar que esta não é uma ferramenta de diagnóstico. Mas você pode baixar o aplicativo Anura Lite na App Store ou Google Play para testar a “selfie da saúde”.

Divulgação/NuraLogix

A operadora japonesa DoCoMo destacou uma tecnologia que ainda estamos um pouco distantes: o 6G. Afinal, muita gente sequer conseguiu acessar o 5G. A empresa mostrou que o 6G poderá ser muito útil na saúde: no stand, apresentou um robô que consegue reproduzir movimentos de um ser humano e que poderá revolucionar a medicina, quando conectado ao 6G.

Pets

O MWC também contou com novidades para quem tem bichos de estimação. O aplicativo PetNow identifica cães e gatos cadastrados pela biometria do focinho. A ferramenta consegue fazer a “impressão” do narizinho dos nossos bichanos e salvar esses dados. Caso um animal se perca, é possível encontrar o dono com esse registro. Atualmente, são usados microchips para isso.

Realidade aumentada

Apesar de anos de promessa, os óculos de realidade aumentada ainda não decolaram no mercado. A Xiaomi quer mudar isso. A marca chinesa revelou nesta segunda-feira (27) — data de abertura da MWC 2023 —, o Xiaomi Wireless AR Glass, um dispositivo sem fio que promete esquentar a briga no segmento. Com aparência futurista, a novidade foi apresentada como protótipo, ou seja, pode exigir mais refinamento antes de finalmente chegar ao mercado. O aparelho mostra informações ao usuário pode meio de duas telas com tecnologia MicroOLED.

Imagem destacada: Divulgação/Xiaomi