A OpenAI lançou a API (interface de programação) do ChatGPT, recurso que permite a integração da interface do chatbot a demais softwares. Além disso, a empresa também está disponibilizando a API do Whisper, sistema de conversão de voz em texto por meio de inteligência artificial (IA).

Conforme explicou a OpenAI, os textos construídos pelo ChatGPT utilizam bases não estruturadas, representadas pela sequência de tokens agora disponível na API.

A companhia disse ainda, em comunicado, que a Snap, Quizlet, Instacart, Shop e Speak serão os primeiros aplicativos a utilizar a API do ChatGPT e Whisper.

ChatGPT
Imagem: shutterstock/Robert Way

O Whisper é um sistema automático de reconhecimento de fala que permite a transcrição de áudios em vários idiomas para o inglês. O software suporta diversos formatos de arquivos como M4A, MP3, MP4, MPEG, MPGA, WAV e WEBM.

Em setembro, a OpenAI lançou o modelo de código aberto do Whisper, mas devido às dificuldades de executá-lo em aplicativos terceiros, a disponibilização da API foi necessária.

Em entrevista ao TechCrunch, o presidente da OpenAI, Greg Brockman, disse que a API do aplicativo é a mesma do código aberto, mas com otimizações ao “extremo”, que tornam a interface mais rápida e conveniente aos desenvolvedores.

Com informações do TechCrunch e Endgadget

Imagem destaque: rafapress / Shutterstock.com