Um estudo recente da Canalys, empresa de análise do setor de tecnologia, mostrou que os celulares dobráveis crescem cada vez mais, tornando-se a tendência para 2023. Segundo dados, a previsão é que a venda dos dispositivos cresça 111% este ano quando comparada a 2022. 

Os dados da Canalys são reforçados por outro levantamento da IDC, empresa de inteligência de mercado. A companhia apontou que as vendas globais de smartphones devem cair 1,1% em 2023, mas os smartphones dobráveis devem registrar aumento, apresentando crescimento de US$ 22 milhões, o que poderá impulsionar o setor. 

Por outro lado, a análise ainda indicou que a recuperação total desse mercado só deve ocorrer em 2024, quando a taxa de crescimento anual composta (CAGR) deve alcançar 2,6% e o crescimento ano a ano subir para 5,9%. 

Protótipo de tela dobrável em dois sentidos
Protótipo de tela dobrável em dois sentidos (Imagem: divulgação/Samsung Display)

De acordo com a Canalys, a cada 10 celulares dobráveis vendidos, 6 são do formato flip. O restante se refere aos modelos fold, com telas maiores. 

A corrida dos celulares dobráveis 

No ranking da corrida dos celulares dobráveis, a Samsung, claro, segue líder, com a gigante chinesa Huawei logo atrás. Além delas, OPPO, Vivo Mobile, Xiaomi e Honor também investem no produto. Especialistas acreditam que outras marcas devem entrar na disputa esse ano. 

A LG, por exemplo, apresentou durante a CES 2023 um celular dobrável capaz de flexionar a tela para frente e para trás. O conceito está em um smartphone com componente de oito polegadas na parte da frente — que pode ser a traseira em certos momentos. Saiba mais aqui

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!