Os celulares dobráveis são relativamente recentes, mas ainda assim a categoria vem ganhando força com novos dispositivos sendo lançados por empresas que buscam entregar novos tipos de experiências para usuários. Recentemente, durante a Mobile World Congress, três modelos levados por fabricantes se destacaram e colocaram uma dúvida na cabeça dos consumidores: qual é o melhor smartphone dobrável da atualidade?
O Olhar Digital preparou um comparativo envolvendo quatro dos principais aparelhos da categoria disponíveis no mercado: confira quem se sai melhor entre o Oppo Find N2, o Tecno Phantom V Fold, o Honor Magic Vs e o Galaxy Z Fold 4 da Samsung:
Samsung Galaxy Z Fold 4
O mais velho dos aparelhos comparados é o da Samsung: lançado em agosto de 2022, ele deve receber um sucessor em meados de 2023. Enquanto isso não acontece, é o Galaxy Z Fold 4 o principal dobrável da fabricante coreana (o Galaxy Z Flip 4 conta com hardware mais modesto).
O smartphone dobrável tem duas telas: uma externa de 6,2 polegadas AMOLED com taxa de atualização de 120 Hz, e uma interna de 7,6 polegadas também com tecnologia AMOLED e taxa de atualização de 120 Hz. O Olhar Digital testou o aparelho e gostou bastante – confira nossa análise completa aqui.
Em relação às especificações técnicas, o Galaxy Z Fold 4 usa o processador Snapdragon 8+ Gen 1, da Samsung (que é um excelente chipset), acompanhado de 12 GB de RAM. A bateria tem 4.400 mAh com suporte a carregamento rápido a 25 W.
Em nossos testes, também gostamos bastante da qualidade das câmeras – algo que ficava aquém do desejado em outros dobráveis da Samsung. O Z Fold 4 conta com um sistema triplo de câmeras traseiras, com um sensor principal de 50 MP acompanhado de dois secundários de 10 MP (telefoto) e 12 MP (ultrawide). São duas câmeras frontais – uma em cada tela. A da tela interna tem 4 MP, enquanto a da externa tem 10 MP.
Oppo Find N2
Lançado na China no final de dezembro, o Oppo Find N2 é um dos dois smartphones dobráveis da fabricante. O outro é o Find N2 Flip. Apenas o segundo deve receber uma versão global; no entanto, para o nosso comparativo, olharemos para o Find N2, que segue um design semelhante aos outros aparelhos incluídos em nosso artigo.
Ele é um pouco menor do que o aparelho da Samsung: a tela externa tem 5,54 polegadas, enquanto a interna tem 7,1 polegadas. Ambas usam tecnologia AMOLED com taxa de atualização de 120 Hz.
O processador adotado pela Oppo é o Snapdragon 8+ Gen 1 – o mesmo do Galaxy Z Fold 4 -, mas a chinesa adicionou opções de 12 GB ou 16 GB de RAM, ou seja, o desempenho dele pode ser superior ao concorrente. A bateria de 4.520 mAh tem suporte a recarga rápida de 67 W quando ligado à tomada, e 10 W no carregamento sem fio.
O conjunto de câmeras também promete qualidade superior: na traseira, um conjunto triplo conta com um sensor principal de 50 MP acompanhado de um telefoto de 32 MP e um ultrawide de 48 MP. Ele também tem câmeras nas duas telas, sendo ambas de 32 MP para selfies e videochamadas.
Tecno Phantom V Fold
Um smartphone apresentado durante a MWC 2023 foi o Phantom V Fold, da chinesa Tecno. Ele promete solucionar uma das principais queixas dos dobráveis que é o vinco na área em que a tela é dobrada – relatos da MWC apontam para um vinco quase imperceptível.
O Phantom V Fold é um pouco maior do que o Galaxy Z Fold 4, com tela AMOLED de 7,85 polegadas na parte interna com taxa de atualização de 120 Hz, e de 6,42 polegadas na parte externa (também com refresh rate de 120 Hz).
Diferentemente dos aparelhos anteriores, a Tecno adotou um processador da MediaTek para o Phantom V Fold – o Dimension 9000+, que também é um excelente processador para smartphones. Ele tem 12 GB de RAM, e a bateria de 5.000 mAh pode ser carregada a 45 W com o carregador que acompanha o dispositivo na caixa.
Por fim, ele também tem um sistema triplo de câmeras traseiras: um sensor principal de 50 MP acompanhado por um telefoto de 50 MP e um ultrawide de 13 MP. Para selfies e videoconferências, a câmera da tela interna tem 16 MP, enquanto a externa tem 32 MP.
Honor Magic Vs
O último aparelho do nosso comparativo é o Honor Magic Vs, um smartphone dobrável anunciado no fim de 2022 que já está disponível na China e receberá uma versão global, que foi anunciada durante a MWC 2023.
O Magic VS é o maior dos smartphones comparados: a tela externa tem 6,45 polegadas, enquanto a interna tem 7,9 polegadas. Ambas são OLED: a interna tem taxa de atualização de 90 Hz e a externa tem refresh rate de 120 Hz.
O processador escolhido foi o Snapdragon 8+ Gen 1, com opções de 8 GB de RAM ou 12 GB de RAM. A bateria de 5.000 mAh tem suporte a recarga rápida a 66 W.
A câmera traseira usa um conjunto de três sensores: 54 MP para o principal, acompanhado por um telefoto de 8 MP e um ultrawide de 50 MP. Ele tem só uma câmera para selfies, posicionada acima da tela externa, ela tem 16 MP.
Conclusão: os principais smartphones dobráveis de 2023
O mais fácil de ser adquirido no Brasil é o Galaxy Z Fold 4 – é o único dos dobráveis listados já lançado oficialmente por aqui. No entanto, os outros aparelhos são mais recentes e ainda podem chegar às lojas brasileiras nos próximos meses.
No geral, são quatro aparelhos bastante parecidos, com especificações técnicas próximas e com pequenas diferenças entre um e outro. O da Honor é o maior, o Oppo o mais compacto. O Find N2 também tem opção de 16 GB de RAM, enquanto o Honor é vendido com apenas 8 GB em uma das suas versões. As câmeras dos quatro aparelhos prometem imagens de bastante qualidade, com a diferença entre elas ficando nos pequenos detalhes.
O mercado de dobráveis segue em evolução e é sempre bom ver o que novos smartphones da categoria trazem para consumidores. Essas são algumas das opções do começo de 2023, e, ao longo do ano, outras fabricantes devem disponibilizar aparelhos – como a Motorola e a própria Samsung, que deve lançar a nova linha Galaxy Z Fold e Flip em agosto.
Imagem de destaque: ra2 studio/Shutterstock
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários