O Twitter tem sofrido diversos problemas recentemente – e embora a empresa tenha conseguido se recuperar de sua última interrupção em algumas horas, a história por trás do problema sugere que pode haver problemas semelhantes em breve.
Na manhã desta segunda-feira (6), os usuários do Twitter encontraram emaranhado de problemas. Clicar em links não funcionava; em vez disso, os usuários vinham mensagem de erro misteriosa informando que “seu plano de API atual não inclui acesso a este terminal”.
As imagens pararam de carregar também. Outros usuários relataram que não conseguiam acessar o TweetDeck, o cliente do Twitter para usuários profissionais.
O caos tomou conta da linha do tempo, enquanto os usuários tuitavam veementemente sobre a interrupção – muitas vezes ilustrando seus pontos com imagens que não carregavam.
Em tuíte, a empresa ofereceu explicações para o que estava acontecendo: “Algumas partes do Twitter podem não estar funcionando como esperado no momento”, tuitou a conta de suporte da empresa. “Fizemos mudança interna que teve algumas consequências não intencionais.”
A mudança em questão fazia parte de um projeto para encerrar o acesso gratuito à API do Twitter. Em 1º de fevereiro, a empresa anunciou que não oferecerá mais suporte ao acesso gratuito à sua API. A empresa está construindo nova API paga para os desenvolvedores trabalharem.
Mas, em sinal de quão profundos foram os cortes de Elon Musk na empresa, apenas um engenheiro de confiabilidade local foi contratado para o projeto, soube o The Verge. Nesta segunda-feira (6), o engenheiro fez “mudança de configuração ruim” que “basicamente quebrou a API do Twitter”, de acordo com um funcionário.
A mudança teve consequências em cascata dentro da empresa, derrubando muitas das ferramentas internas do Twitter com as APIs voltadas para o público. No Slack, os engenheiros estavam em polvorosa enquanto lutavam para resolver o problema. Musk ficou furioso, relataram ao The Verge.
“Uma pequena mudança na API teve grandes ramificações”, tuitou Musk no final do dia, depois que o investidor do Twitter Marc Andreessen postou captura de tela mostrando que as falhas da API da empresa eram uma tendência no site. “A pilha de código é extremamente frágil sem um bom motivo. Em última análise, precisará de uma reescrita completa.”
Com informações de The Verge
Imagem destacada: Rokas Tenys/Shutterstock
Fonte: Olhar Digital
Comentários