Na semana passada foi noticiado que a gigante chinesa BYD, uma das empresas mais populares no ramo de carros eletrificados, estava muito perto de assumir a última fábrica da Ford no Brasil — o Polo Automotivo de Camaçari, na Bahia.

Nesta terça-feira, 7 de março, a montadora americana negou a informação. Em nota oficial, a Ford informou que o negócio ainda não está fechado.

Com o objetivo de esclarecer as informações equivocadamente divulgadas por vários veículos de comunicação, dando como concluída a venda das instalações da Ford na Bahia, a Ford comunica que continua ativamente em processo de negociação com potencial comprador e, portanto, a venda não foi concluída. Informações futuras sobre este tema serão comunicadas a depender do progresso das negociações.

A BYD, por sua vez, já havia informado que fará um anúncio oficial em abril divulgando mais detalhes sobre o negócio.

O acordo firmado entre a BYD do Brasil e o governo do Estado da Bahia permite ainda processar lítio e ferro fosfato para baterias. A produção, nesse caso, será exportada para a China. Já a fábrica de chassis, abastecerá especialmente o mercado nas regiões Norte e Nordeste do país.

O híbrido Song Plus, considerado um dos carros mais econômicos do país, deve ser o primeiro modelo montado nas novas instalações da fabricante. 

Imagem principal: BYD/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!