Não é só Tesla, Audi e Amazon que trabalham em carros autônomos. Em menor escala, estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) finalizaram seu projeto de carro autônomo que dirige sozinho.
O protótipo ERA-222, desenvolvido por estudantes da equipe de competição Ampera Racing, conta com um motor elétrico e foi projetado com tecnologia avançada de inteligência artificial capaz de detectar objetos no caminho e definir uma trajetória sem precisar de controle humano.
Conforme explica a UFSC em comunicado, o carro é equipado com um atuador na direção que controla o volante, freio de emergência e um sistema de emergência remoto. O veículo consegue identificar informações ao seu redor por câmeras inteligentes com capacidade de estimar a posição dos objetos e do próprio carro.
O projeto começou em 2020, com o trabalho de conclusão de curso (TCC) da engenheira mecânica Laíza Parizotto, ex-vice-presidente da Ampera. Seu estudo “Detecção de cones com rede convolucionais para veículo autônomo de Fórmula SAE” foi um dos “melhores TCCs já feitos no Centro Tecnológico da UFSC” relatou Guilherme Mertens de Andrade, estudante de Engenharia de Controle e Automação.
Fazer um carro autônomo por si só já é um enorme desafio, pois não é algo que você aprende dentro da universidade, e não existe um ‘passo a passo’ disponível na internet. Acredito que o maior desafio foi ter tomado a decisão de se arriscar nesse projeto, pois iria requerer um nível de complexidade enorme adicionado no carro, conhecimentos novos, investimento de dinheiro por parte da Ampera e muitas horas de trabalho.
Guilherme Mertens de Andrade, estudante e diretor de Sistemas Autônomos da Ampera Racing.
A criação do veículo autônomo contou com orientação do professor do Departamento de Informática e Estatística da UFSC Aldo von Wangenheim. O projeto também teve apoio do Laboratório de Processamento de Imagens e Computação Gráfica (Lapix), do Laboratório de Integração Software/Hardware (Lisha) e do Programa de Educação Tutorial – Metrologia e Automação (PET-MA).
O comunicado revela que os integrantes da Ampera já começaram a planejar seu próximo carro que deverá ter mais investimento em sensores. O novo veículo contará com um GPS utilizado por espaçonaves e pelo exército estadunidense. A equipe conseguiu o dispositivo pela parceria com uma das empresas patrocinadoras.
Essa precisão deixará nosso próximo carro com uma performance muito melhor, mas também queremos comprar um Lidar de longo alcance, sensor utilizado para estimar com precisão a distância dos objetos na pista em relação ao carro e estamos indo atrás de patrocínio.
Guilherme Mertens de Andrade
Veículo elétrico da Ampera Racing
Em 2022, o protótipo de carro elétrico da Ampera Racing foi finalista nas categorias Design de Engenharia e Apresentação de Plano de Negócios da Formula Student Online, competição internacional organizada pela Universidade Széchenye Istaván, da Hungria.
O protótipo de carro elétrico AMP-220 ficou em quarto lugar na classificação geral da competição.
Com informações de UFSC.
Fonte: Olhar Digital
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