O foguete descartável H3, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), pegou fogo após sua primeira decolagem no Tanegashima Space Center, às 22h37 (horário de Brasília) da última segunda-feira (6).
Sete minutos após a decolagem, a equipe da JAXA informou que a velocidade do foguete estava caindo e que a ignição do segundo estágio não pôde ser confirmada. Em seguida, os controladores enviaram um comando de destruição do foguete, encerrando o teste.
“Um comando de destruição foi transmitido ao veículo de lançamento, porque não havia possibilidade de cumprir a missão”, dizia uma legenda na transmissão ao vivo da JAXA.
Tentativa de lançamento de foguete
O lançamento desta semana foi a segunda tentativa de lançamento do foguete. O H3 abortou sua primeira tentativa em 16 de fevereiro, um resultado que a JAXA eventualmente atribuiu a um problema com o sistema elétrico que fornece energia aos motores LE-9 do primeiro estágio do foguete.
Pesando aproximadamente três toneladas, o satélite será capaz de resolver características tão pequenas quanto 80 cm de largura na superfície do nosso planeta a partir de seu ponto de observação na órbita baixa da Terra.
Projetado para ser flexível e econômico, o foguete H3 tem como objetivo colocar satélites governamentais e comerciais em órbita, além de levar suprimentos até a Estação Espacial Internacional (ISS) e para a futura estação lunar Gateway, da NASA.
Esse veículo representa a busca por autonomia do Japão na exploração espacial. Além disso, ele também pode ser uma alternativa de lançamento para as espaçonaves privadas que pretendem realizar missões lunares com civis.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários