Pediatra orienta cuidados com a saúde das crianças na volta às aulas

Com a volta às aulas e o contato direto com outras crianças, é comum os pais notarem seus filhos mais propensos a ficarem doentes. Em entrevista ao site Dourados Agora, a pediatra Iris Katerine Zanabria Ramirez explicou que isto ocorre devido à resposta do sistema imunológico para proteger o corpo. Ainda assim, destaca a importância de cuidar das infecções comuns durante a infância e dar atenção à saúde das crianças como um todo. Confira:

Quais principais fatores que os pais devem ficarem atentos nesse início das aulas em relação a saúde das crianças?

Como pais devemos ficar atentos a rotina da criança em casa, manter os horários estabelecidos das refeições e sono, vacinação e alimentação saudável que são bases para uma boa imunidade.

Vacinação

Verifique se as vacinas estão em dia. Crianças vacinadas ficam menos doentes e não contagiam os coleguinhas.  

Doenças como sarampo, rubéola e catapora são exemplos de doenças perigosas que podem ser prevenidas com as vacinas.

Alimentação

A comida deve ser balanceada e saudável, isso quer dizer menos industrializados e mais comida in natura.

A ingestão de água e frutas precisa ser estimulada pelos pais e professores na escola.

O café da manhã é fundamental porque as crianças estão em fase de crescimento, não pule refeições ou substitua por lanches rápidos. As principais refeições como almoço e jantar precisam ter legumes ou vegetais, carnes e feijão.

Não existe xarope para imunidade, a boa alimentação e a base para uma boa imunidade.

Sono

As crianças Devem ser incentivadas a dormir e acordar em horários regulares, dormindo pelo menos 8 h por dia para uma boa saúde física e mental.

Sobre a mochila escolar, qual a ideal?

As mochilas devem ter ate 10 % do peso da criança, para evitar o risco de problemas na coluna, como dores ou desvios, ou seja, se o aluno pesa 20 kg a mochila pode ter no máximo 2 kg e sempre ser carregada com as alças nos 2 ombros.

Quando for uma mala de rodinha é preciso que altura da alça seja compatível com o corpo do aluno de forma que ele não precise se encurvar. É melhor arrumar todo dia a mochila para levar somente o necessário pra escola.

É comum as crianças ficar doentes nos primeiros dias de aula? Como é o sistema imunológico dos pequenos?

Sim, as crianças convivem juntos na mesma sala, quando um fica gripado tudo mundo fica, é sempre assim. As famosas viroses se transmitem pelo contato físico, no ambiente ou por compartilhar objetos.  As crianças estão com sistema imunológico em formação, desse modo, o sistema imunológico irá processar a defesa natural contra novos vírus e bactérias, isso provocará o surgimento de infecções consideradas normais da infância, por isso é comum as crianças terem febres, nem sempre é algo ruim, são as defesas do corpo reagindo.

Quais as doenças mais comuns além das gripes e resfriados?

Como o inicio do ano letivo coincide com o verão, aumenta a preocupação com os casos de dengue, zika e Chikungunya. Usar repelente e redobrar atenção em casa também com os mosquitos. Casos de diarreia e herpangina também são comuns nestes dias.

Fonte: Dourados Agora

Comentários