Existem três respostas para essa pergunta. E todas contrastam com a pomposidade do evento, considerado a maior premiação da indústria do cinema. Segundo a mais popular, o nome Oscar veio de um comentário espontâneo de uma secretária executiva da Academia.

Do mesmo modo, as outras duas respostas envolvem histórias tão absurdas quanto engraçadas. Fato é que, até hoje, não se sabe exatamente de onde (e porque) veio esse nome para a premiação. A seguir, o Olhar Digital te conta as conversas de corredores hollywoodianos mais difundidas até hoje.

Oscar-quem?

Estatueta do Oscar
Aparentemente, a estatueta do Oscar lembra muita gente (Imagem: Mirko Fabian/Pexels)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood criou a honraria em 1929. Na época, chamaram de Prêmio de Mérito da Academia (em inglês, Academy Award of Merit). Mas aí veio o apelido Oscar, no começo da década de 30. Por que?

De acordo com a resposta mais popular, a secretária executiva Margaret Herrick exclamou, ao ver a estatueta dourada pela primeira vez: “Parece meu tio Oscar!”. Porém, historiadores descobriram, ao tentar checar a veracidade dessa conversa, que Margaret não tem um tio, mas, sim, um primo com esse nome.

Já a outra resposta é menos mirabolante. Há quem atribua o uso do apelido Oscar para o evento ao colunista Sidney Skolsky. Isso porque ele foi o primeiro a usar o termo na imprensa, em 1934. Porém, é difícil dizer se ele teria cunhado o apelido ou apenas colocado no papel uma piada interna que já circulava pela indústria do cinema.

Por fim, a outra explicação possível para o nome. Desta vez, quem reivindicou a autoria do apelido foi a atriz Bette Davis. Ela disse que, visto de trás, a estatueta lembrava seu marido, o trompetista Harmon Oscar Nelson.

Fonte: Mundo Estranho

Imagem de destaque: Martin Vorel / Wikimmedia Commons

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!