Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Agência tcheca alerta para riscos de segurança do TikTok

Agência tcheca alerta para riscos de segurança do TikTok

Em meio aos avanços no projeto de lei dos Estados Unidos que pretende banir o TikTok do país, a Agência Nacional Tcheca de Segurança Cibernética e da Informação (NUKIB) disse que o aplicativo de mídia social chinês representa um risco à segurança da população.

A agência tcheca recomendou que políticos e autoridades evitem usar a rede social.

A NUKIB recomenda proibir a instalação e o uso do aplicativo TikTok em dispositivos que tenham acesso ao sistema regulamentado (tanto em dispositivos de trabalho quanto em dispositivos privados usados ​​para fins de trabalho) como a maneira mais fácil de eliminar ao máximo a ameaça mencionada. 

Também encorajamos o público a considerar o uso deste aplicativo… Para as chamadas pessoas de interesse, ou seja, pessoas que ocupam, por exemplo, altos cargos políticos, públicos ou de decisão, recomendamos não usar o aplicativo.

NUKIB, em comunicado.

Conforme relatou a agência Reuters, o TikTok respondeu o alerta dizendo que ele é “equivocado”. Confira:

Este aviso é baseado em equívocos fundamentais sobre a propriedade de nossa empresa e nossa segurança de dados. Especialistas em segurança independentes descobriram consistentemente que não coletamos mais dados do que outros aplicativos comuns, e geralmente menos. O estado chinês não tem propriedade no TikTok ou em nossa empresa controladora, e ambos são incorporados fora da China.

TikTok apresenta plano de segurança de dados na Europa

Na quarta-feira (08), a rede social também apresentou seu plano de segurança de dados para proteger informações de usuários de toda a Europa.

Conhecido como “Projeto Clover”, a estratégia da empresa consistirá em armazenar os dados de usuários em servidores na Irlanda e Noruega. Qualquer repasse de dados para fora da Europa será examinado por uma empresa de TI terceirizada que ainda não foi identificada.

A medida servirá para tranquilizar os EUA e países da Europa preocupados com a transmissão de dados dos usuários para o governo da China.

No final de fevereiro, a União Europeia — seguindo a decisão de órgãos federais dos EUA — anunciou a proibição do TikTok em celulares de funcionários e executivos da Comissão Europeia pelo temor de vazamento de dados.

Com informações de NUKIB, Reuters e The Guardian.

Imagem destaque: Primakov / Shutterstock.com

Fonte: Olhar Digital

Comentários