Talvez a história nunca tenha visto um trio de ataque com tanto talento no futebol mundial. Mas, como não existe receita para o sucesso, a parceria entre Kylian Mbappé, Lionel Messi e Neymar pode chegar ao fim sem grande brilho. A eliminação para o Bayern de Munique na Liga dos Campeões parece ter sido o último ato deste Paris Saint-Germain.
Neymar nem esteve em campo, lesionado mais uma vez. Mas Messi e Mbappé, o melhor do mundo nos últimos 15 anos e o natural candidato a assumir o posto, jogaram a partida decisiva pelas oitavas de final. Nada conseguiram fazer perante um Bayern coletivamente soberano, com imposição física e tática ao longo do confronto. O francês foi direto ao comentar a diferença entre as partes.
“O Bayern tem um time construído para ganhar a Champions, e este é o nosso máximo”, resumiu.
A eliminação, claro, voltou a colocar em dúvida o projeto do PSG para se tornar uma potência na Europa. A próxima tentativa pode ser sem seu trio de estrelas, por isso fizemos um resumo da situação de cada um dos craques para 2023/24.
Melhor jogador do mundo mais uma vez, Lionel Messi viveu seu momento mais mágico na carreira no fim de 2022. O gênio argentino carregou sua seleção na conquista da Copa do Mundo do Catar. Não restou mais nada para o craque conquistar na carreira, a não ser, claro, que resolva tentar a sorte nos passos finais no futebol do seu país.
A grande dúvida no caso de Lionel Messi é justamente qual a sua motivação para seguir no PSG, aos 35 anos. Ou mesmo no futebol. Apesar de ter conquistado a Copa como protagonista, e de fazer grande temporada no clube parisiense, o declínio físico já é evidente e o próprio atleta reconheceu ter de se adaptar, sem a capacidade para “enfileiras dribles” como no passado.
Do lado do PSG, Messi recebeu o convite para seguir atuando por mais tempo. A renovação está congelada apenas por conta do desejo do próprio jogador. Nada indica que a argentino vá seguir em Paris, mas isso não foi ainda admitido publicamente por nenhuma das partes.
Jogador mais caro da história do futebol, Neymar foi contratado com a missão de elevar o PSG no cenário europeu. Não conseguiu. Em campo, o brasileiro mostrou bom desempenho com a camisa do clube, mas sofreu com lesões como nunca antes na carreira, além de críticas sobre a falta de comprometimento.
Ao contrário de Messi, Neymar parece satisfeito com sua vida em Paris. O craque tem contrato até 2025 e teria cláusula de renovação automática até 2027. Segundo o tradicional jornal francês L’Equipe, o jogador segue com o objetivo de cumprir o contrato.
A permanência de Neymar, porém, não parece uma prioridade para o PSG. Na realidade, a imprensa francesa garante que o clube espera por propostas para o craque. O tema é tratado com cautela e certa sensibilidade, já que poucos tem capacidade para arcar com os custos do pacote transferência/salários. No fim, Neymar pode seguir em Paris por falta de opções.
Não é mistério para ninguém: Mbappé é o símbolo do novo PSG. O clube fez um esforço enorme e surpreendeu o mundo ao ganhar uma disputa com o Real Madrid pelo atleta. O caso rendeu polêmica, inclusive, já que o francês chegou a entrar em acordo com o Real, fazendo um estranho jogo duplo ao longo das negociações.
Não será fácil tirar Mbappé do PSG. Mas também não será fácil o manter motivado por longa temporada enquanto restar apenas a frágil Liga Francesa para disputar. O craque quer a Liga dos Campeões e, no momento, o clube não conseguiu ainda montar um time competitivo neste nível.
“A única coisa que importa para mim nesta temporada é vencer agora o Francês e depois veremos”, confessou após a eliminação para o Bayern.
Fonte: Ogol
Comentários