María Branys Morera, de 116 anos, assumiu a posição após a morte da freira Lucile Randon; ela é usuária assídua das redes sociais e tem a seguinte mensagem em sua biografia: ‘Velha, muito velha, mas não idiota’
Após a morte de Lucile Randon, freira francesa de 118 anos, em janeiro deste ano, a posição de pessoa mais velha do mundo foi para a norte-americana María Branys Morera. Nascida nos Estados Unidos em 4 de março de 1907, a centenária tem 116 anos e é usuária assídua das redes sociais. Em sua conta oficial no Twitter – que conta com mais de 11 mil seguidores – ela traz em sua biografia a seguinte mensagem: “velha, muito velha, mas não idiota”. María usou as redes sociais na terça-feira, 6, para agradecer os cumprimentos pelo aniversário. “Obrigada… muito obrigada pelos parabéns pelo meu aniversário de 116 anos. Recebi uma avalanche de amor e apreço que me dominou e não consigo responder a cada um. Faço isso através desta mensagem como um agradecimento a todos pelo seu tempo dedicado a mim”, escreveu. Em janeiro desse ano, ela fez um post onde dizia “Na minha idade, um novo ano é uma dádiva, uma humilde comemoração, uma nova aventura, uma bela jornada, um momento de felicidade. Vamos aproveitar a vida juntos”, escreveu no começo do ano em suas redes sociais.
María foi reconhecida pelo Guiness World Records como a pessoa mais velha do mundo no início desse ano, e, segundo ela, existem 12 tópicos que acredita ser o segredo de sua longevidade. São eles: odem, tranquilidade, boa conexão com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional, sem preocupações, sem arrependimentos, positividade, ficar longe de pessoas tóxicas, sorte e boa genética. Apesar de ter nascido em São Francisco, na Califórnia, ela viveu pouco tempo lá. Com oito anos, se mudou para Espanha – pais de origem a família. María permanece na Catalunha, mas hoje está na casa de repouso Santa María del Tura. Em sua vida, ela sofreu um acidente quando era jovem e perdeu audição, vivenciou a Primeira Guerra Mundia, Segunda Guerra Mundial e Guerra Civil Espanhola, e também presenciou a gripe espanhola e a pandemia de Covid-19 – ela teve coronavírus duas semanas após completar 113 anos. Recentemente a LongeviQuest fez um levantamento das pessoas mais velhas no mundo. A quinta posição conta com uma brasileira, Inah Canabarro Lucas, de 114 anos (1ª María Branyas Morera (EUA/Espanha): 116 anos; 2ª Fusa Tatsumi (Japão): 115 anos; 3ª Edie Ceccarelli (EUA): 115 anos; 4ª Tomiko Itooka (Japão): 114 anos). María quase perdeu a posição de pessoa mais velha do mundo para a africana Johanna Mazibuko, de 128, porém, além do Guiness não tê-la reconhecido, ela faleceu no último dia 3.
Fonte: Jovem Pan News
Comentários