A temporada tem um novo artilheiro entre as três competições europeias. Se você pensou em Mohamed Salah, está enganado. Mas podemos antecipar que esse goleador também vem da África.
O atacante nigeriano Victor Boniface defendeu o Bodo/Glimt no início da fase preliminar da Liga dos Campeões 2022/23. A equipe norueguesa avançou em três disputas de mata-mata e, no duelo que valia vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões, perdeu na prorrogação para o Dinamo de Zagreb.
Nessa fase qualificatória, Boniface disputou quatro partidas e anotou cinco gols, sendo três de pênalti. Na lista dos principais goleadores, o atacante do Bodo foi quem precisou, em média, de menos tempo para marcar: um gol a cada 47 minutos.
Entre os principais artilheiros da fase pré-Champions, ficou também o português Gonçalo Ramos, com quatro tentos em quatro jogos. O Benfica, lembre-se, garantiu vaga nas quartas de final da Champions após despachar o Club Brugge.
A mudança
Por falar em um time da Bélgica, esse foi o destino seguinte para Victor Boniface. O atacante de 22 anos ficou fora das duas últimas fases qualificatórias à Champions por conta de uma proposta do Union St. Gilloise.
Desde que estreou pelo clube, em agosto, Boniface disputou 36 partidas e tem números bastante interessantes. São 14 gols, sendo cinco nos últimos cinco confrontos, e seis assistências, totalizando 20 participações em gols na temporada 2022/23.
A curiosidade é que, com os dois gols marcados nesta quinta-feira (9), em empate eletrizante do St. Gilloise contra o Union Berlin pela Liga Europa, por 3 a 3, Victor Boniface chegou a dez gols pelas disputas europeias em 2022/23. Agora, o atacante contabiliza cinco gols pela pré-Champions e cinco pela Liga Europa, onde subiu à artilharia ao lado de Marcus Rashford, do Manchester United.
Curiosamente, o bom desempenho de Boniface à nível europeu pode “atrapalhar o foco” do St. Gilloise no objetivo principal da temporada. A equipe tem 11 troféus na Bélgica, mas o último deles foi na temporada 1934/35.
Boniface – 10 gols
Ricardo Gomes – 9
Mikael Ishak – 9
Salah – 8
Fonte: Ogol
Comentários