Um novo carro elétrico em desenvolvimento pela chinesa Jiangling Motors Electric Vehicle (JMEV), de propriedade majoritária da Renault, vai contar com bateria de íons de sódio na composição. Com isso, são grandes as chances do mercado automotivo receber uma opção mais em conta movida a eletricidade.
A boa notícia vai além de algo interessante para os bolsos do consumidor final. Isso porque a bateria de íons de sódio é uma das grandes apostas do segmento também para a parte da eficiência.
Sódio para substituir o lítio
O sedan da JMEV, chamado EV3, poderá oferecer, por exemplo, capacidade de recarga muito mais rápida, como também uma vida útil mais prolongada. E, por ser um desenvolvimento que envolve o nome da Renault, o modelo com bateria de íons de sódio tem grandes chances de chegar a outros mercados, para além da China.
Outras características do EV3, ainda sem muitos detalhes, dão conta de estilo vanguardista (nas palavras da empresa), tela multimídia de alta definição, câmera de visão panorâmica de 360° e outras tecnologias bem em linha com o mercado atual.
Já em relação ao uso de sódio nas baterias, o material é mais abundante e tem um processo de extração menos agressivo em comparação à tecnologia de íons de lítio, que é a mais usada atualmente. Enquanto isso, uma das grandes dificuldades para os pesquisadores desse tipo de opção de sódio é encontrar um material que seja um bom condutor de energia para as baterias com custo relativamente baixo.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários