A Disney aproveitou seu espaço em um painel do evento SXSW, que acontece até o dia 15 de março em Austin, nos Estados Unidos, para mostrar produtos que devem aparecer em seus parques nos próximos anos. Um deles chamou atenção de forma elevada por ser um robô de patins.

A apresentação estava acontecendo com Josh D’Amaro, presidente de produtos e experiências para os parques da Disney e o assunto estava focado na arte e ciência das histórias contadas nestes locais. Quando, a partir de uma caixa de madeira, rolou um pequeno robô do tamanho de uma criança, com rodinhas nos pés exatamente da mesma forma como seriam patins.

Leia mais:

O momento da apresentação do robô aconteceu durante a frase “você consegue imaginar como é andar de patins pela primeira vez? É estranho, certamente aterrorizante, mas, no final das contas, é emocionante”. Durante as palavras, o humanóide saiu de dentro da caixa, tombou para frente e levantou sozinho.

Robô da Disney ainda é protótipo, mas funciona

Ele tem pernas e tronco finos como de um robô tradicional, mas as mãos e a cabeça são grandes e detalhadas exatamente como um personagem da Disney, das animações dos estúdios.

“Este é nosso mais recente esforço em criar robôs que pensamos que podem ter uma conexão emocional com nossos visitantes. Estamos usando materiais de alto desempenho e aproveitando os efeitos de escala mecânica, então ela é dinâmica e resistente. Mas também temos dados de captura de movimentos, porque queremos performances que tenham emoções embutidas nelas”, comentou D’Amaro.

O executivo não comentou como o robô funciona, qual seu nome e nem mesmo se ele é autônomo, ou foi controlado por alguém em uma espécie de controle remoto. Também não sabemos quanto tempo a bateria dessa criação pode segurar a apresentação no parque, muito menos quando ele estará em algum dos locais da Disney.

A Disney apenas confirmou que o robô ainda está em estágio de protótipo, sendo já capaz de manobras mais humanas como cair e levantar sozinho e sem dificuldade. A empresa também comentou que sua criação consegue dar cambalhota. Com isso, o produto final pode ser muito diferente e eu imagino que seja, pois da forma apresentada ele causa mais espanto do que boas sensações – por ter passado no vale da estranheza.

Via: Disney Parks.