Na última sexta-feira (10), o Olhar Digital publicou uma reportagem sobre a “chuva de vermes” na China e as possibilidades do que poderia ter causado esse fenômeno. Imagens viralizaram na internet nos últimos dias após vídeos circularem pelo Twitter e TikTok com supostas larvas sobre carros e espalhadas pelas ruas.

Nos registros, é possível ver as pessoas passando comguarda-chuvas normalmente pelos locais afetados pelo que seria a chuva de vermes.

Uma revista científica, a Mother Nature Network, também chegou a publicar sobre o ocorrido. No artigo, foi especulado que os vermes provavelmente tinham sido levados até o local através de ventos fortes. Segundo a revista, esses eventos acontecem quando os animais são apanhados por um tornado durante uma tempestade.

No entanto, muitos jornais chineses publicaram nas últimas horas uma explicação do que realmente se trata a “chuva de vermes”. E, para começar, não são nem vermes!

Leia mais:

As primeiras hipóteses

Existiam três principais hipóteses levantadas nas redes sociais sobre o que poderia ser a chuva de vermes em Pequim, na China.

A verdade (segundo a imprensa chinesa)

Agora, o jornal chinês Guancha publicou que tudo não passou de um mal-entendido: na verdade, a “chuva de vermes” não passou de uma “chuva de flores”. De acordo com a matéria, o barulho sobre um “desastre ambiental” abordado pela mídia e pela internet “não passou de flores de choupo, que são muito comuns na China.”

Além disso, a conta oficial do TikTok da província de Zhejiang, a “Dongyang Daily”, também divulgou um vídeo sobre a “chuva de vermes” com a legenda: “As flores [de choupo] estão espalhadas por todo o teto do carro. À distância, parecem insetos que fazem o couro cabeludo formigar.”

Segundo o jornal chinês Guancha, a “chuva de verme”, na verdade, é uma chuva de flores de choupo (Credito: @Vxujianing / Twitter)

As flores de choupo são inflorescências masculinas Populus tomentosa, Populus canada e outras plantas do gênero que se parecem muito com lagartas.