Marcus Rashford pode ter impressionado no pós-Copa, mas há um atacante no futebol europeu que superou a sua marca de gols pelas principais ligas do continente em 2023. Trata-se de Jonathan David, do Lille. O atacante estabeleceu uma série de marcas com o hat-trick contra o Lyon na última rodada do Campeonato Francês.
Para quem não costuma acompanhar a pelota que rola em solo francês, Jonathan David já chama a atenção no Lille desde 2020, quando chegou proveniente do Gent, da Bélgica. Nesta sexta-feira, o atacante de 23 anos chegou aos 53 gols com a camisa do clube. Uma marca expressiva: deixou de vez para trás o ídolo Eden Hazard, atualmente no Real Madrid, como maior goleador do século do Lille.
O próprio hat-trick é um evento raro. Jonathan David tinha marcado três gols em um jogo pela última vez em fevereiro de 2020, ainda pelo Gent. Pelo Lille foi a primeira vez, e também a primeira vez que um jogador do clube anotou três em uma partida desde 2018, com Nicolas Pépé.
Ídolo em construção no futebol canadense, Jonathan David é o maior goleador do país na história das grandes ligas europeias. Já o era quando anotou 13 gols em 2020/21. O recorde foi ampliado com seus 15 gols no ano passado e agora já são 19.
O fato de defender o Lille, no pouco competitivo Francês, onde o Paris Saint-Germain tem sido dominante na última década, pode fazer com que os feitos de Jonathan David ganhem menos destaque. Em 2023, no entanto, o atacante é o principal goleador nas principais ligas da Europa: Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França. Foi o primeiro a chegar aos 10 gols.
A lista conta com outro artilheiro em atividade na França, Ben Yedder, do Monaco, com nove gols. O terceiro no pódio é Rashford, mencionado acima, com oito gols, ao lado de Enes Unal, do Getafe. Veja abaixo o top 5.
Fonte: Ogol
Comentários