Quem jogou videogame nos anos 1990 muito provavelmente se divertiu com um Super Nintendo (SNES). Desde seu título de lançamento, Super Mario World, que acompanhava o console, o SNES mostrou um elevado padrão de qualidade em seus games. Até por isso, é difícil – e até mesmo controverso – fazer uma lista com os 10 melhores jogos para Super Nintendo. Difícil, mas não impossível! Por isso, listamos a seguir uma relação com o melhor do que foi lançado para o console de 16 bits da Nintendo.
The Legend of Zelda: A Link to the Past
Mais que um dos melhores para SNES, A Link to the Past entra facilmente em listas de melhores games de todos os tempos. O terceiro título da franquia utiliza (e aperfeiçoa) as mecânicas originais da série, iniciada em 1986 no NES, além de introduzir conceitos utilizados até hoje nas aventuras de Link, como mundos alternativos, além de adicionar novas armas, como a icônica Master Sword. O jogo está disponível hoje para assinantes do Nintendo Switch Online e, recentemente, também ganhou uma versão não oficial para PC.
Super Metroid
Assim como Zelda, Metroid debutou no NES em 1986, mas foi na década de 1990, no Super Nintendo, que a franquia deu um passo além. Refinando a fórmula dos seus antecessores, Super Metroid se beneficia ao máximo dos recursos do hardware e oferece uma experiência aprimorada de exploração de cenários, com diversos itens e upgrades que permitem o acesso a novas áreas, abrindo sempre caminhos possíveis para a jornada da protagonista Samus. Outros destaques são o visual e a trilha sonora, de qualidade acima da média para os jogos da época, melhorias que podem ser creditadas também à maior capacidade do cartucho: 24 MB. Antes dele, o máximo o maior valor era 16 MB.
Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
Improvável que alguma lista de melhores jogos de um console da Nintendo não tenha o nome Mario no meio. Chama a atenção, porém, que este não é um dos títulos tradicionais do encanador, mas o seu primeiro RPG. Nessa empreitada, a Nintendo trabalhou em parceria com a Square (hoje, Square Enix), um dos grandes nomes do gênero nos anos 1990, responsável por Final Fantasy e Chrono Trigger, por exemplo. Colocando Mario, Peach e Bowser como aliados, o game faz uma bem-humorada mistura de JRPG com o universo de Super Mario, embalado por gráficos que emulam um visual 3D. O jogo foi relançado pela última vez para o WiiU.
Chrono Trigger
E já que falamos de JRPG, impossível não citar Chrono Trigger, outro clássico absoluto. Não é por acaso que o jogo alcançou tamanho prestígio. Afinal, a produção tem a assinatura de dois grandes nomes dos games, Hironobu Sakaguchi (Final Fantasy) e Yuji Hori (Dragon Quest), além de Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball, responsável pelo design do jogo. Em uma história que envolve passado, presente e futuro, a trama se destaca pelo também pelos personagens extremamente carismáticos e pela existência de múltiplos finais. São 13 diferentes fins. Hoje, o jogo está disponível em diferentes plataformas, do PC ao smartphone.
Super Mario World
Todo console da Nintendo costuma ter um jogo de Mario entre seus primeiros lançamentos. No SNES, não foi diferente. Aliás, Super Mario World acompanhava o console e, por isso, acabou sendo também o jogo mais vendido do Super Nintendo. Mas mesmo se não fosse assim, o título certamente faria igual sucesso. Afinal, trazia a bem estabelecida fórmula de Super Mario Bros. 3 (NES) mais refinada, com novos poderes e diferentes movimentos para o encanador, além do adorável Yoshi. Tudo isso com um visual que segue impecável, mesmo décadas depois. Está disponível no Nintendo Switch Online.
Street Fighter II Turbo
É verdade que os arcades eram a melhor opção para quem queria aproveitar jogos de luta no máximo de seu potencial. Mas a versão turbo de Street Fighter II oferece algo bem próximo dessa experiência em um console doméstico. Mais ágil, com novos golpes e gráficos melhorados em relação ao jogo original, esta pode ser encarada como edição definitiva do clássico de trouxe os jogos de luta para outro patamar. Street Fighter II Turbo foi recentemente incluído na coletânea Street Fighter 30th Anniversary Collection.
Final Fantasy VI
Antes de ser um fenômeno também fora do Japão, Final Fantasy teve uma trajetória discreta no ocidente. Apenas o primeiro e o quarto jogo da série haviam sido lançados além do território japonês. O sexto jogo acabou sendo lançado aqui originalmente como Final Fantasy III. Se faltava um empurrãozinho para que a franquia engatasse de vez por aqui, Final Fantasy VI foi esse divisor de águas, trazendo um jogo desafiador, mas não injusto, bem balanceado e com uma história envolvente. Certamente um dos títulos mais caprichados de todos os da série Final Fantasy.
Super Mario World 2: Yoshi’s Island
O nome pode enganar e dar a entender que é uma sequência direta de Mario World. No entanto, trata-se de uma prequel, com o Mario bebê. Aqui, controlamos Yoshi, em uma dinâmica um pouco diferente do habitual da série Mario. O dinossaurinho pode engolir inimigos, como visto em Mario World, além de arremessar ovos. Outro diferencial é o visual do jogo, desenhado e colorido como que feito a lápis. Cheio de quebra-cabeças e inegavelmente charmoso, é também um dos mais simpáticos jogos da franquia. Disponível no Nintendo Switch Online.
Star Fox
Série de jogos menos lembrada hoje em dia, Star Fox foi uma grata surpresa no Super Nintendo. Tendo estrelado no console de 16 bits, o game também foi o pioneiro título a sair em 3D no videogame. E apesar da aparente simplicidade do visual, nos parâmetros atuais, os gráficos envelheceram bem. Assim como a jogabilidade funcionando perfeitamente. Ainda é bastante agradável pilotar uma nave em Star Fox, desviar de obstáculos e atacar inimigos. O jogo está disponível no Nintendo Switch Online.
Super Mario Kart
Talvez pouca gente imaginasse que colocar os personagens de Super Mario em um jogo de corrida pudesse dar tão certo. O fato é que o resultado é divertidíssimo, e hoje em dia fica difícil imaginar um console da Nintendo sem Mario Kart. Ainda que atualmente a jogabilidade pareça um tanto menos precisa na comparação com títulos mais recentes, o jogo ainda oferece uma boa dose de entretenimento e brilha pela originalidade. Disponível no Nintendo Switch Online.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários