A Netflix deixou nada menos que “poeira” para suas rivais do streaming durante o Oscar 2023, que aconteceu no domingo (12). A plataforma levou para casa seis estatuetas, superando todos os outros serviços de mídia — apenas a Apple TV+ conseguiu um prêmio. 

Com o prêmio de Melhor Animação, a Netflix desbancou duas das produtoras mais famosas do gênero: DreamWorks e Pixar, que concorriam com “Gato de Botas: O Último Desejo” e “Red: Crescer É uma Fera”. “A Fera do mar” da Netflix, e “Marcel the Shell With Shoes” da A24, também estavam no páreo. 

O único outro streaming premiado foi a Apple TV+, que ganhou o Oscar de Melhor Curta de Animação com “O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo”.   

oscar 2023
Imagem: Shutterstock

A liderança significa o retorno da Netflix na corrida contra as rivais no evento. Em 2021, o streaming também ficou na frente nas indicações do Oscar e levou mais prêmios que qualquer uma — 7 Oscars no total. Mas, em 2022, embora tenha tido 27 indicações, levou apenas uma estatueta para casa, por “Ataque dos Cães”. Apesar de já ter conquistado 16 Oscars de 116 indicações, até o momento a plataforma não conseguiu vencer na frente mais importante da competição, a de Melhor Filme. 

O prêmio de Melhor Filme vai para:

O prêmio de Melhor Filme do Oscar 2023 foi para “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, com a ficção científica confirmando o favoritismo na principal categoria da noite. O longa também venceu os prêmios de direção e roteiro original (Daniel Kwan e Daniel Scheinert), atriz (Michelle Yeoh), montagem e ator e atriz coadjuvantes (Ke Huy Quan e Jamie Lee Curtis). Ou seja, foram 7 estatuetas e 11 nomeações em 10 categorias. 

Confira aqui todos os vencedores do Oscar 2023! 

Com informações do Engadget e Variety 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!