No último final de semana, a Samsung foi alvo de um tópico polêmico no Reddit. Um usuário da rede social alega que a gigante sul-coreana pode estar enganando os consumidores com “fotos falsas” da Lua captadas usando o zoom espacial de 100x (ou “Space Zoom”) — recurso que surgiu em 2020 no Galaxy S20 Ultra.
Resumo do caso
Em 2021, o SamMobile chegou a chamar a atenção para o mesmo “truque”, explicando que a Samsung sobrepõe texturas de imagens da Lua com muito mais resolução nas fotos tiradas pelos usuários.
Vale destacar que não se trata de um processamento adicional para aprimorar detalhes, e sim de uma rede neural treinada com inúmeras imagens da Lua para adicionar informações extras às fotos tiradas com zoom espacial.
Por ora, a Samsung ainda não emitiu um comunicado oficial sobre às últimas alegações. A fabricante explicou em um artigo publicado em 2021 no MSPOwer que a IA primeiro detecta a cena no estágio de visualização da foto “a partir de um modelo treinado com milhares de imagens”.
Depois que a câmera detecta e identifica a imagem como uma determinada cena, por exemplo, a Lua, é oferecido uma função de aprimoramento que reduz desfoques e ruídos. Logo, a foto final normalmente fica com qualidade superior, disse a Samsung na época.
No fim, embora a fabricante tenha sido clara sobre o uso da IA para fornecer fotos da Lua de alta qualidade, alguns consumidores estão irritados pelo fato da empresa ter omitido a parte sobre adicionar texturas e detalhes extras.
Imagem principal: Fernando Astasio Avila/Shutterstock
Com informações do Android Authority
Fonte: Olhar Digital
Comentários