Há sempre espaço para uma ou outra zebra nos estaduais, embora quase sempre o desfecho seja o mesmo, com favoritos levantando as taças. O fim de semana, no entanto, foi fértil para surpresas. Corinthians e Coritiba estão entre as vítimas que não terão segundas chances, mas os equídeos passearam também por gramados baianos, cearenses, mineiros e cariocas.
Começamos nosso relato sobre o passeio das zebras pelo Brasil em São Paulo, onde um dos quatro grandes do estado, o Santos, já havia sido eliminado na primeira fase, embora sem muita surpresa. O Peixe tem acumulado decepções no Paulista nos últimos anos e vive seu pior momento na história do estadual em um século. Do Corinthians, no entanto, se esperava mais.
Quando entrou em campo para encarar o Ituano, o Corinthians gozava de uma saudável invencibilidade de 16 anos, com 12 jogos no período. No tempo regulamentar, a equipe alvinegra manteve-se invicta, arrancando empate em 1 a 1. Mas a derrota veio nos pênaltis, com falhas de veteranos como Fábio Santos, Fagner e Gil contando para a queda antecipada nas quartas de final.
O Timão não foi o único da Série A a dizer adeus antes da hora nos estaduais no fim de semana. O Coritiba também quebrou as expectativas e se despediu mais cedo. A culpa da eliminação ficou na conta da derrota no jogo de ida, por 3 a 1, contra o FC Cascavel. Mas nada que tenha amenizado a frustração de um 0 a 0 sem capacidade de reação no jogo de volta contra o sexto colocado da primeira fase do Paranaense.
Mas há quem possa seguir o exemplo do Coxa ao longo da próxima semana…
O Fluminense de Fernando Diniz viveu uma semana de festa. Além do título da Taça Guanabara contra o arquirrival Flamengo, o time celebrou o retorno do ídolo Marcelo. Parecia o roteiro perfeito para um grande jogo contra o Volta Redonda, que já tinha sido algoz na fase anterior. Mas o time tricolor sofreu na casa do rival e teve de comemorar mesmo foi a derrota por 2 a 1. Poderia ter sido pior, com gol de Nino ao fim deixando o placar mais acessível para o Maracanã.
Em Minas, o Atlético sobrou na primeira fase e chegou ao confronto com o Athletic, pelas semifinais, invicto na temporada. Acabou por conhecer sua primeira derrota. O Galo escalou os reservas, mais preocupado com a pré-Libertadores no meio da semana. Mas a semana pode ser tanto de festa como de luto, com tudo em aberto para os jogos de volta nos dois torneios.
Pior situação vive o Cruzeiro. O gigante celeste, tentando se recuperar da maior crise de sua história, mostrou mais uma vez estar muitos degraus abaixo da concorrência: foi derrotado por 2 a 0 pelo América. Será difícil reverter o placar, considerando o baixo desempenho na partida e ao longo do mineiro. O mais preocupante não é ficar de fora da disputa estadual, mas a sensação de que a vida no Brasileirão será muito dura.
No Campeonato Baiano, o Vitória já havia se despedido de forma vexatória na primeira fase. Mas o Bahia, com investimento recorde do Grupo City, pode seguir o caminho nas semifinais. O time foi derrotado pelo Itabuna, por 1 a 0.
No Campeonato Cearense, Fortaleza e Ceará não foram derrotados, mas ficaram no empate em 1 a 1 com Iguatu e Ferroviário. A expectativa segue por uma final com clássico na capital cearense, mas é melhor que a dupla siga atenta às zebras: elas têm passeado livres por todo o Brasil.
Fonte: Ogol
Comentários