Conforme a tecnologia avança ano após ano, as empresas também veem a necessidade de darem um passo ao encontro do que as novas soluções podem trazer de benefícios aos seus negócios. Afinal, a Inteligência Artificial, o machine learning e a automação mudam a maneira de trabalhar, contribuindo para uma melhor performance das empresas no mercado. Com os call centers é da mesma maneira.
Imagine se eles continuassem a atender as pessoas do mesmo jeito que atendiam há dez anos. Não daria certo. As resoluções eram mais demoradas naquela época, com muita burocracia e pouca eficiência. No entanto, também havia um número menor de pessoas que entravam em contato, já que nem todo mundo tinha telefone ou internet.
Hoje, com tantas empresas buscando renegociação e as pessoas desejando resolver seus problemas de maneira mais rápida, é crucial que os call centers implementem tecnologias que os ajudem com tamanha demanda e que auxiliem a melhorar a eficiência. Há, ainda, outros benefícios, como reduzir os custos operacionais, aumentar a satisfação do cliente e expandir o alcance das mais diversas áreas de atendimento.
Segundo o Gartner, até 2024, 100 milhões de solicitações de atendimento ao cliente serão geradas por produtos inteligentes. E, até 2026, 20% do volume de contato de atendimento ao cliente virá de “clientes-máquinas”.
Diversas tecnologias ajudam na automação dos call centers
A Inteligência Artificial, a queridinha do momento, vem para fazer esse papel de automatizar processos, melhorar a qualidade dos serviços e identificar as melhores respostas para perguntas dos clientes, tornando o atendimento mais rápido e eficiente.
Vale destacar que a escolha das tecnologias mais adequadas dependerá das necessidades específicas de cada empresa.
Apesar dos desafios, os benefícios são enormes
Existem dificuldades para deixar o call center automatizado. Um deles é escolher um fornecedor que entenda as reais demandas da empresa.
Para ter benefícios com a automação, é preciso selecionar um fornecedor e/ou time com capilaridade, seriedade e know-how em automação de processos para contact centers. Além disso, é imprescindível ter uma infraestrutura adequada e obter ferramentas de IA ou RPA que melhor atendam os critérios da organização. É necessário dar preferência para softwares que não possuem um ônus de custo alto e/ou dolarizado.
Mesmo diante das particularidades de cada empresa, vale lembrar que o processo de transformação digital está acontecendo de maneira veloz. Inclusive, o consumidor deseja ser atendido de maneira compatível com a nossa nova realidade — que é totalmente tecnológica e conectada.
Sendo assim, é imprescindível que as empresas recorram a estratégias eficientes para se alinharem com as necessidades do mercado.
Imagem: ACTS_DATA STOCK/Shutterstock
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Fonte: Olhar Digital
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