A MVL Film Finance, subsidiária do conglomerado The Walt Disney Company e apoiadora financeira das produções da Marvel Studios, entrou com um processo contra o Google e o Reddit para forçar as companhias a investigar o vazamento da transcrição de “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”. 

O que aconteceu? 

No início do ano, um usuário chamado MSSmods divulgou em uma comunidade do Reddit, a Marvel Studios Spoilers, uma transcrição de 63 páginas do diálogo de “Homem-Formiga 3” (que estava alocado em uma conta Google Doc). O vazamento ocorreu um mês antes da estreia do filme, que aconteceu em 16 de fevereiro — embora investigações apontem que trechos do documento já estavam sendo disponibilizados desde outubro de 2022. 

De acordo com o TorrentFreak, o MSSmods é uma conta compartilhada entre os moderadores da comunidade, assim, a exigência da Disney para que o Google e Reddit revele o vazador pode significar a exposição de dados de diversos usuários, além de um grande problema judicial para a cadeia de spoilers. 

homem-formiga e a vespa quantumania
Pôster oficial de “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. Imagem: Marvel Studios

“O Reddit está comprometido em proteger a privacidade de nossos usuários. Temos processos rigorosos para avaliar solicitações legais e contestar quando apropriado”, disse um porta-voz do Reddit ao Engadget, não dando detalhes se planeja cumprir o pedido. O Google ainda não se pronunciou. 

O script que o MSSmods compartilhou continha diálogos do filme da Marvel traduzidos com legendas para português — tanto Portugal como Brasil são citados como fonte no texto. 

Um analista antipirataria da Disney chegou a enviar um aviso de violação de direitos autorais ao Google após descobrir que o conteúdo de “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” havia sido carregado em um sistema operado pela big tech

No entanto, o Google informou que, embora tenha, sim, recebido o alerta, quando acessou o local para remoção o conteúdo não existia mais. Ainda não está claro quais serão as medidas da Disney (e Marvel) caso as empresas decidam expor os dados de usuários envolvidos. 

Com informações do Engadget e TorrentFreak